CBO 3762-50 - Titeriteiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos artistas de circo (circenses)

O profissional no cargo de Titeriteiro CBO 3762-50 realiza apresentações circenses com manipulação de bonecos – tais como títeres, fantoches, marionetes e mamulengos -, fazendo pesquisas e troca de informações para criação de personagens e de novo número, confeccionando bonecos e objetos, definindo coreografia, música e guarda-roupa, ensaiando o número, para aperfeiçoar interação com bonecos e, quando atua em grupo, com outros titeriteiros ou com coadjuvantes, colaborando na divulgação do espetáculo, interagindo com diferentes públicos nas apresentações, e mantendo comunicação com os demais profissionais envolvidos no espetáculo Pode vender o número ou espetáculo.

Pode atuar em teatros e outros espaços culturais Pode ensinar arte e técnica circense de manipulação de bonecos Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

CBO 3762-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de artistas de circo (circenses) que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Titeriteiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Artistas de circo (circenses) CBO 3762-50 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-50

  • Técnicos de nível médio.
    • Artistas de circo (circenses).
      • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.

O que faz um Titeriteiro

O Titeriteiro CBO 3762-50 cria personagens para bonecos - representando animais, pessoas e/ou objetos animados -, que se movem por cordéis ou engonços, em espetáculos circenses Inventa número, pesquisando a utilização de diferentes técnicas cênicas e circenses.

Pesquisa movimentos antropomórficos e formas de comunicação com o público.

Pesquisa dança e outras expressões artísticas para utilizar nas apresentações Pesquisa possibilidades no uso de elementos visuais, tais como cores e luzes.

Faz intercâmbio de informações com profissionais do circo, com escolas de circo e com profissionais de outras áreas artísticas, pessoalmente, usando Internet ou outras formas de comunicação Pode fazer fusão de números existentes, criando outros.

Confecciona boneco manipulável, assegurando sua capacidade de movimentar-se e dando-lhe forma, cor e expressões, conforme características do personagem que representa.

Confecciona e monta cenário para atuação dos bonecos Pode fazer a manipulação de forma oculta – ficando atrás de cortina ou cenário – ou exposto, representando personagem - como vendedor de loja de brinquedo, professor que apresenta uma história, entre outros -, mas sempre mantendo os bonecos como foco principal para a plateia.

Produz o número circense, definindo coreografia, selecionando música e criando guarda-roupa para os bonecos e, quando for o caso, para si próprio, enquanto personagem.

Define os movimentos a fazer para dar vida aos bonecos Pode atuar com outros titeriteiros ou com coadjuvantes Seleciona equipamentos de segurança.

Ensaia o número, repetindo-o na busca do movimento perfeito para os bonecos, no aprimoramento de sua atuação como personagem, na assimilação dos tempos na realização de cada parte do número, no aperfeiçoamento da interação entre seu personagem e os bonecos, e na melhoria contínua da sua interação com demais artistas, quando atua com outros titeriteiros ou com coadjuvantes Treina sua entrada no picadeiro para iniciar a apresentação Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio.

Colabora na divulgação do número e do espetáculo, providenciando material impresso, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação Prepara corpo e mente para desenvolvimento do espetáculo, alongando e aquecendo o corpo e realizando exercícios de concentração.

Apresenta o número, interagindo com o público, desenvolvendo formas de comunicação para conquistar a empatia das pessoas, e usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho Lida com imprevistos, durante a apresentação, de forma criativa Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos.

Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas Pode atuar em teatros – especialmente em peças voltadas ao público infantil - e em outros espaços culturais Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado.

Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos relacionados à manipulação de bonecos, para públicos de diferentes faixas etárias Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional Motiva o aluno, estimula sua criatividade para criar números e desenvolve sua capacidade de manipular bonecos.

Transmite a ética circense Conserva e faz a manutenção dos bonecos, limpando-os, trocando componentes, verificando as suas articulações, executando pintura e efetuando reparos, quando necessário Zela pela sua segurança, pela segurança da equipe e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3762-50 deve produzir o número, ensaiar o número, vender o espetáculo ou número, demonstrar competências pessoais, apresentar o número, ensinar arte e técnica circense, inventar números, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3762-50

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.

Atividades exercidas por um Titeriteiro CBO 3762-50

Um Titeriteiro (ou sinônimo) deve pesquisar materiais, combinar códigos para informar imprevistos, colaborar na divulgação do espetáculo, freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado, repetir o número aperfeiçoando técnicas, respeitar ética profissional, confeccionar o aparelho, avaliar o potencial físico do aluno, criar aparelhos - materiais de trabalho, montar o aparelho, trabalhar em equipe, observar o trabalho de outros profissionais do circo, adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público, aprender a profissão ensaiando, adequar tecnologias disponíveis ao número circense, freqüentar cursos de atualização, obedecer os comandos dos tempos dos truques, criar guarda roupa, desenvolver disciplina, pesquisar movimentos corporais, pesquisar tecnologias, perceber as habilidades dos alunos, investigar o valor do trabalho circense no mercado, errar truques para valorização do trabalho, avaliar custos para fazer preço do trabalho, pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc, pesquisar aparelhos, estabelecer comunicação com o público, definir coreografia, pesquisar possibilidades de comunicação com o público, desmontar o aparelho, pesquisar truques, intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc, intercambiar informações com escolas de circo, selecionar música, lidar com imprevistos de forma criativa, fazer concentração, incorporar diferentes linguagens artísticas, demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses, preparar a entrada do artista, fazer aquecimento, misturar os números criando outros, realizar números testes para divulgação ou contratação, demonstrar determinação para aprender, dar entrevistas, conquistar empatia do público, providenciar material impresso para divulgação, buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade, respeitar relações de trabalho, preparar material, aparelho e objetos para o número, desenvolver consciência dos riscos profissionais, estimular o desenvolvimento físico do aluno, sincronizar luz e som com a representação, estabelecer vínculos de confiança com os colegas, introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses, fazer alongamento, aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal, estabalecer comunicação com a cidade, motivar os alunos, propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades, divulgar o espetáculo ou número, transmitir ética circense, pesquisar possibilidades de expressão artística, definir equipamentos de segurança, adquirir técnicas para cair, criar maquiagem, trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos, dominar técnicas circenses do seu número, demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses, assimilar os tempos na realização dos truques, respeitar o aparelho de outro artista, respeitar a liberdade de expressão dos colegas, adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço, adequar o número ao biótipo e aparelho, incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio, utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books, intercambiar informações com outras áreas artísticas.

Cargos e salários CBO 3762-50 - Artistas de circo (circenses)

Salário Titeriteiro

Titeriteiro: Brasil

O profissional no cargo de Titeriteiro CBO 3762-50 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.253 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3762-50.
Salário Bonequeiro

Bonequeiro: Brasil

O profissional no cargo de Bonequeiro CBO 3762-50 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.253 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3762-50.
Salário Mamulengueiro

Mamulengueiro: Brasil

O profissional no cargo de Mamulengueiro CBO 3762-50 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.253 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3762-50.
Salário Manipulador de Bonecos

Manipulador de Bonecos: Brasil

O profissional no cargo de Manipulador de Bonecos CBO 3762-50 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.253 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3762-50.
Salário Marionetistas

Marionetistas: Brasil

O profissional no cargo de Marionetistas CBO 3762-50 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.253 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3762-50.