CBO 3763-30 - Mestre de cerimônias - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos apresentadores de eventos, programas e espetáculos

O profissional no cargo de Mestre de cerimônias CBO 3763-30 atua como anfitrião oficial para apresentação de solenidades e cerimônias, pesquisando informações sobre o tipo de evento, para estabelecer o tom – formal ou descontraído - a adotar, levantando informações sobre personagens centrais do evento - homenageados, palestrantes, oradores, entre outros - e sobre integrantes da plateia que deverão ser mencionados, ajustando postura e adequando entonação da voz para iniciar a apresentação, conduzindo o evento, conforme roteiro predefinido, fazendo uma rápida apresentação de cada personalidade a quem passará a palavra, observando as reações da plateia, e fazendo o encerramento do evento Pode gravar previamente materiais audiovisuais para apresentação na cerimônia ou solenidade.

Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3763-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de apresentadores de eventos, programas e espetáculos que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mestre de cerimônias, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Apresentadores de eventos, programas e espetáculos CBO 3763-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3763-30

  • Técnicos de nível médio.
    • Apresentadores de eventos, programas e espetáculos.
      • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.

O que faz um Mestre de cerimônias

O Mestre de cerimônias CBO 3763-30 prepara-se para atuar como mestre de cerimônia, pesquisando informações sobre o evento Levanta informações sobre fato, homenagem ou acontecimento – tais como formatura de turma de curso, concessão de título a um cidadão ou premiação de profissionais que implementaram inovações em suas áreas de atuação – que motiva a cerimônia ou solenidade.

Coleta informações sobre os palestrantes e sobre os temas sobre os quais discorrerão em suas palestras.

Informa-se sobre as pessoas que serão homenageadas Realiza pesquisa sobre integrantes da plateia, que deverão ser mencionados durante a cerimônia ou solenidade.

Com base nas informações coletadas sobre o tipo de cerimônia ou solenidade, estabelece o tom – formal ou descontraído - que deverá adotar e prepara textos para abertura e encerramento do evento a partir das informações sobre palestrantes, homenageados e outras personalidades, capacita-se a apresentá-los e fazer rápidos comentários sobre cada um deles, durante a cerimônia ou solenidade.

Reúne-se com os organizadores do evento para tomar conhecimento da estrutura planejada e dos detalhes da programação.

Pode solicitar que os organizadores indiquem um representante da equipe para comunicar-lhe mudanças na programação, decididas durante a realização do evento, e que aprove a alteração que, em decorrência, deva ser feita no roteiro da apresentação Pode gravar materiais audiovisuais a serem apresentados na cerimônia ou solenidade.

Grava entrevistas com personalidades relacionadas ao evento, aprofundando informações e estimulando os entrevistados ao relato de fatos ou situações de interesse.

Prepara-se física e mentalmente para realizar a apresentação da cerimônia ou solenidade, selecionando vestimenta e adereços – entre os considerados adequados pela equipe de organização, ajustando postura, realizando exercícios de concentração, aquecendo voz, e controlando respiração Usa concentração e disciplina para eliminar vícios de linguagem Apresenta o evento, adotando o tom apropriado e interpretando o texto.

Assume postura que contribua para a fluidez do evento Conduz a cerimônia, atento ao roteiro predefinido Administra o tempo de cada fase do evento.

Pode improvisar, reagindo de forma eficiente a qualquer situação que venha a ocorrer Anima o evento, mantendo atenção da plateia.

Indica o momento de apresentação dos materiais audiovisuais previamente gravados Caso ocorra algum imprevisto – como atraso de um homenageado, problemas com equipamentos, entre outros -, traz informações e faz comentários, para evitar o constrangimento causado pelo silêncio Apresenta diferentes oradores ou palestrantes, fazendo uma rápida apresentação.

Informa ao público sobre ocorrências durante a cerimônia, tais como alertas sobre criança perdida, estacionamento irregular de veículo de pessoa que está na plateia, entre outras Transmite credibilidade para a plateia, noticiando fatos e imprevistos de forma segura Faz adequação de sua postura física e entonação de voz à informação a ser transmitida.

Faz contato - por meio do olhar - com a plateia, para perceber suas reações durante a cerimônia Realiza o encerramento, fazendo agradecimentos Pode realizar convite para que a plateia participe em próxima edição de premiação ou de outra solenidade.

Pode solicitar avaliação de seu desempenho à equipe de organização da cerimônia ou aos profissionais que o acompanham na realização do evento, levantando subsídios para aprimoramento contínuo de seu desempenho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3763-30 deve transmitir credibilidade para o espectador, telespectador e ouvinte, conduzir espetáculo, evento ou programa, pesquisar informações a transmitir no espetáculo, evento ou programa, apresentar atrações, programas e eventos, comunicar-se, informar o espectador, telespectador e ouvinte, demonstrar competências pessoais, preparar apresentação e transmissão.

Condições de trabalho dessas profissões

Apresentadores de eventos, programas e espetáculos os profissionais atuam em atividades recreativas, esportivas e culturais em eventos e festas em geral, programas de rádio e tv e circos. Exceção feita aos poucos que trabalham em rádio e tv e em circos de maior porte, que são empregados registrados e podem contar com certa regularidade no que se refere ao conteúdo do trabalho e aos locais e horários em que é desempenhado, a grande maioria é autônoma, devendo ser capaz de lidar com a pouca previsibilidade no que tange à oferta, locais e horários de trabalho e à temática tratada. Aos profissionais importa sobremaneira a capacidade de adaptação a situações diversas e a capacidade de estabelecer empatia com o público. Deste, em última análise, depende seu sucesso no desempenho das ocupações da família. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em posições desconfortáveis por períodos prolongados, em grandes alturas, sob ruído intenso, bem como sob estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3763-30

A formação profissional se dá na prática, no exercício da função, em grande medida, a partir da observação dos vários estilos de apresentação existentes nos meios de comunicação e de sua adaptação às características pessoais e àquelas do público-alvo. Existem, em pequeno número, profissionais especializados como maestros, árbitros esportivos, críticos de artes e literatura que apresentam programas em suas áreas de atuação, embora não considerem essa atividade como sua atividade principal.

Atividades exercidas por um Mestre de cerimônias CBO 3763-30

Um Mestre de cerimônias (ou sinônimo) deve apresentar conteúdo do espetáculo, evento ou programa, verificar a pronúncia correta de nomes, siglas, palavars, demonstrar domínio da lingua portuguesa, demonstrar capaciadae de memorização, transmitir informações sobre o produto promocional, demonstrar flexibilidade, criar empatia com o público, demonstrar capacidade de improvisação, ficar atento aos tempos das reportagens e entradas nos programas e eventos ao vivo, demonstrar domínio de voz, aquecer a voz - nuances e empostação, selecionar figurino/vestimenta adequado para espetáculo, evento ou programa, ler as informações - roteiros para dirimir dúvidas com antecedência, informar público sobre acontecimentos intervenientes ao espetáculo/evento - criança perdida, trânsito etc, estar atento ao cronograma da apresentação, adaptar roteiro, verificar o conteúdo e forma do texto, moderar a sequência do evento e participantes, adequar-se às exigências da organização relativos a figurinos e adereços, demonstrar capacidade de manter postura física, receber instruções dos organizadores do evento, transmitir informações sobre o patrocinador/organizador, verificar condições técnicas exigidas para apresentação, interagir com os membros da equipe de produção, apresentação e organização, manter a atenção do público, informar-se por meio de diferentes mídias - impressas, radiofônicas, televisivas, internet, interpretar o texto, demonstrar controle emocional, seguir o roteiro, ficar atento ao roteiro do evento e seus acontecimentos, noticiar fatos e imprevistos transmitindo segurança durante espetáculo, evento ou programa, chegar com antecedência, preparar-se fisica e mentalmente para os espetáculos, eventos e programas, criar expectativa no espectador, telespectador, ouvinte, participar da elaboração do roteiro, demonstrar cuidado com aparência pessoal, pronunciar corretamente palavras estrangeiras, dar o tom da solenidade, demonstrar versatilidade, realizar chamadas referentes ao espetáculo, evento ou programa, demonstrar bom senso, solicitar o roteiro, contatar fontes de informação - líderes comunitários, formadores de opinião, políticos etc, demonstrar conhceimentos de linguagens específicas aos diferentes segmentos da sociedade.

Cargos e salários CBO 3763-30 - Apresentadores de eventos, programas e espetáculos

Salário Mestre de Cerimonias

Mestre de Cerimonias: Brasil

O profissional no cargo de Mestre de Cerimonias CBO 3763-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.265 e 12.929 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 30 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3763-30.