CBO 3764-10 - Modelo de modas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos modelos
O profissional no cargo de Modelo de modas CBO 3764-10 atua como modelo em desfiles de coleções e em pose para fotos com a finalidade de promoção de produtos e marcas de moda, providenciando material para divulgação de seu trabalho, avaliando propostas de trabalho recebidas, fazendo testes, participando de ensaios para avaliar maquiagem, penteado, vestimenta, iluminação, marcações e coreografias, e seguindo orientação artística de fotógrafo, diretor, coreógrafo ou produtor de desfile para execução dos trabalhos Realiza preparo físico, seguindo rotinas rígidas de dieta, sono e exercícios para manter a aparência.
Pode sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3764-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de modelos que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Modelo de modas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Modelos CBO 3764-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3764-10
- Técnicos de nível médio.
- Modelos.
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.
O que faz um Modelo de modas
O Modelo de modas CBO 3764-10 prepara-se para o trabalho, estabelecendo tempo de sono diário, selecionando dieta para manter o peso desejado, condicionando forma física, e cuidando da apresentação pessoal (em especial pele, unhas, dentes e cabelo) Providencia maquiagem e penteados.
Exercita a concentração na linguagem corporal do trabalho.
Administra aspectos comerciais da profissão, providenciando material para divulgação de seu trabalho, tais como “book” (fotos impressas e encadernadas), “composite” (material preparado para sua apresentação, inclusive com algumas fotos selecionadas) e “vídeo-book” (vídeo em que apresenta sua experiência como modelo e trabalhos já realizados) Mantém o material de apresentação atualizado.
Para fazer divulgação do seu trabalho, contrata assessoria de marketing ou busca vínculo com agência de marketing e propaganda Divulga material autopromocional, inclusive em página de Internet.
Utiliza plataformas de redes sociais para promoção pessoal e profissional.
Dá entrevistas em programas de televisão, participa em editoriais de moda, e figura em capas de revistas Avalia propostas de trabalho recebidas, gerenciando o tempo de dedicação exigida para aceite de mais de uma delas, negociando remuneração, e analisando contratos de trabalho, para estabelecer limites de segurança e bem-estar.
Considera, ainda, as características do mercado de trabalho e suas próprias expectativas profissionais, para aceite de propostas.
Prepara-se para teste, selecionando vestimenta e providenciando maquiagem e penteado, de acordo com perfil definido Ensaia marcações e coreografias Faz o teste para realização do trabalho.
Entrega “book” e “composite” ao cliente Prepara-se para o início do trabalho, após aprovação em teste Ensaia produção de fotos ou participação em desfiles, testando maquiagem e penteado, provando roupas e acessórios, testando iluminação, e ensaiando marcações e coreografias.
Testa produtos Presta-se como referência para modelagem de roupas.
Posa para fotógrafo, posicionando o corpo de acordo com instruções recebidas (“briefing”) ou conforme interpretação própria do trabalho Interpreta a expressão facial sugerida e cria posições conforme cenários diferenciados Promove produtos, fazendo sua exposição em fotos.
Representa o tipo de comportamento e estilo de vida sugerido pelo produto Mobiliza habilidades expressivas que atraem o olhar Modifica sua atuação conforme orientação artística de diretor, fotógrafo ou coreógrafo.
Pode sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho Desfila coleções de moda, adotando a expressão facial e corporal preestabelecida Segue a ordem de entrada na passarela.
Anda na passarela ou em outro espaço predeterminado, sincronizando movimentos conforme coreografia e música, expondo detalhes de produto e acessórios, parando em pose estudada, e saindo após tempo predefinido Pode participar de eventos de “show de moda” e “showroom”, destacando vestimentas, acessórios e produtos Relata a conclusão do trabalho contratado à agência ou assessor de marketing, para obter informações sobre novas oportunidades.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3764-10 deve preparar-se para o trabalho, ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles, posar para fotógrafos e artistas plásticos, prestar seleção - testes para trabalhos, demonstrar competências pessoais, desfilar coleções de moda, mostrar produto em fotos, filmes e eventos, administrar aspectos comerciais da profissão, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Modelos os cargos dessa família CBO atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3764-10
Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc.
Atividades exercidas por um Modelo de modas CBO 3764-10
Um Modelo de modas (ou sinônimo) deve sincronizar movimentos conforme coreografia e música, demonstrar originalidade de estilo, expressar-se verbalmente com clareza, utilizar telefone celular para contatos, demonstrar disciplina, demonstrar fotogenia, criar posições conforme cenários diferenciados, contratar assessoria de marketing, interpretar a expressão facial sugerida, negociar preços de trabalho, manter-se atualizado, testar iluminação, agir com naturalidade, cultivar a paciência, prestar-se como referência para modelagem de roupas, entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente, cultivar ética profissional, desenvolver resistência muscular, improvisar quando necessário, interagir com o fotógrafo ou artista plástico, analisar contratos de trabalho, acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses, testar maquiagem e penteado, definir um plano de carreira, caracterizar-se conforme perfil do teste, disponibilizar-se para o trabalho, provocar empatia, exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho, testar produtos, transmitir imagem idônea, representar comportamentos e estilo de vida, modificar atuação conforme orientação artística - diretor, fotógrafo, coreógrafo, participar de show de moda, participar de show room de modas, andar na passarela ou espaço pré determinado, providenciar habilitação profissional junto ao drt, dar entrevistas em revistas e programas de tv, demonstrar charme - ter charme, cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo, demonstrar carisma, sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho, adotar a expressão facial e corporal pré estabelecida, manter contato com agência, agente ou contratante, divulgar material auto-promocional e curriculum, gerenciar o tempo, providenciar book, composite e video-book, realizar o teste, posicionar o corpo conforme layout ou briefing, permanecer disponível para o início do trabalho, após teste, avaliar propostas recebidas, expor detalhes do produto e acessórios, demonstrar desinibição, participar de editoriais de moda e capas de revistas, estabelecer limites de segurança e bem estar, seguir a ordem de entrada na passarela, posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho, parar em pose estudada, representar o tipo sugerido pelo produto, buscar vínculo com uma agência, provar as roupas e acessórios para o trabalho, providenciar maquiagem e penteados, executar a ação proposta, contabilizar custos e remunerações, selecionar dieta para manter o peso desejado, atualizar material de apresentação, imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado, condicionar forma física, permanecer disponível para o teste, divulgar trabalho em página da internet, compreender o objetivo do trabalho, mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar, controlar movimentos e uso do espaço, ensaiar marcações e coreografias.