CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve manter rotinas financeiras, comunicar-se, supervisionar rotinas administrativas, administrar bens patrimoniais e material de consumo, organizar documentos e correspondência, gerenciar equipe, demonstrar competências pessoais, coordenar serviços gerais.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve avaliar desempenho da equipe, implantar rotinas administrativas, triar informações, recolher impostos, divulgar informações, coordenar serviço de fotocópia, instruir processos, preencher formulários, verificar estoque de material de consumo, controlar contas a receber, treinar equipe, prestar contas, implementar rotinas administrativas, esclarecer dúvidas, gerenciar benefícios, elaborar comunicados, vistoriar bens patrimoniais, dominar legislação, conferir documentos e correspondência, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, pesquisar preços, demonstrar honestidade, operar recursos de informática, criar rotinas administrativas, emitir notas fiscais e recibos, coordenar serviço de malote, solicitar compra de material de consumo, demonstrar organização, controlar verbas, gerenciar escala de trabalho, conciliar contas, organizar arquivos, demonstrar discernimento, comprar bens patrimoniais, analisar documentos e correspondência, gerenciar segurança do trabalho, selecionar fornecedores, conferir material de consumo, demonstrar liderança, distribuir material de consumo, coordenar serviço de limpeza, delegar funções, receber documentos e correspondência, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, selecionar pessoal, preparar balancete, requisitar pessoal, elaborar correspondência, trabalhar em equipe, supervisionar cronogramas, encaminhar documentos e correspondências, pedir autorização de pagamento, demonstrar fluência verbal e escrita, classificar documentos e correspondência, redigir contratos, conferir notas fiscais, elaborar documentos, demonstrar flexibilidade, intermediar equipes, controlar fundo fixo - pequeno caixa, distribuir serviços, armazenar material de consumo, demonstrar iniciativa, orientar a execução das rotinas administrativas, registrar documentos e correspondência, controlar fluxo de caixa, apurar frequência ao trabalho, demonstrar responsabilidade, contornar situações adversas, requisitar compra de material de consumo, coordenar serviços terceirizados, acertar contas de adiantamento, supervisionar serviço de segurança patrimonial, comprar material de consumo e suprimentos, controlar contas a pagar, elaborar relatórios, definir escala de trabalho, controlar conta bancária, controlar ligações telefônicas, remanejar pessoal, reembolsar despesas, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, coordenar serviço de transporte, coordenar serviço de mensageiro, coordenar serviço de cartório.