CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve demonstrar competências pessoais, gerenciar equipe, manter rotinas financeiras, supervisionar rotinas administrativas, coordenar serviços gerais, administrar bens patrimoniais e material de consumo, comunicar-se, organizar documentos e correspondência.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve requisitar pessoal, elaborar relatórios, coordenar serviço de transporte, distribuir material de consumo, esclarecer dúvidas, verificar estoque de material de consumo, orientar a execução das rotinas administrativas, elaborar correspondência, trabalhar em equipe, delegar funções, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, demonstrar iniciativa, controlar ligações telefônicas, emitir notas fiscais e recibos, triar informações, encaminhar documentos e correspondências, demonstrar honestidade, acertar contas de adiantamento, supervisionar serviço de segurança patrimonial, elaborar documentos, selecionar pessoal, coordenar serviço de limpeza, demonstrar organização, organizar arquivos, criar rotinas administrativas, gerenciar benefícios, requisitar compra de material de consumo, implantar rotinas administrativas, recolher impostos, coordenar serviço de malote, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, conferir notas fiscais, controlar conta bancária, prestar contas, demonstrar discernimento, elaborar comunicados, demonstrar responsabilidade, supervisionar cronogramas, operar recursos de informática, registrar documentos e correspondência, definir escala de trabalho, avaliar desempenho da equipe, coordenar serviço de fotocópia, instruir processos, controlar contas a pagar, gerenciar segurança do trabalho, solicitar compra de material de consumo, gerenciar escala de trabalho, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, preparar balancete, controlar verbas, analisar documentos e correspondência, treinar equipe, pedir autorização de pagamento, selecionar fornecedores, comprar material de consumo e suprimentos, intermediar equipes, pesquisar preços, controlar fluxo de caixa, coordenar serviços terceirizados, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, apurar frequência ao trabalho, conferir material de consumo, demonstrar liderança, redigir contratos, controlar contas a receber, vistoriar bens patrimoniais, coordenar serviço de mensageiro, dominar legislação, receber documentos e correspondência, preencher formulários, implementar rotinas administrativas, contornar situações adversas, distribuir serviços, remanejar pessoal, demonstrar fluência verbal e escrita, comprar bens patrimoniais, controlar fundo fixo - pequeno caixa, armazenar material de consumo, coordenar serviço de cartório, classificar documentos e correspondência, reembolsar despesas, demonstrar flexibilidade, divulgar informações, conferir documentos e correspondência, conciliar contas.