CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve organizar documentos e correspondência, comunicar-se, supervisionar rotinas administrativas, manter rotinas financeiras, demonstrar competências pessoais, gerenciar equipe, administrar bens patrimoniais e material de consumo, coordenar serviços gerais.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve intermediar equipes, preencher formulários, elaborar documentos, demonstrar responsabilidade, comprar bens patrimoniais, supervisionar cronogramas, pedir autorização de pagamento, distribuir serviços, organizar arquivos, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, acertar contas de adiantamento, distribuir material de consumo, demonstrar organização, definir escala de trabalho, orientar a execução das rotinas administrativas, requisitar pessoal, classificar documentos e correspondência, apurar frequência ao trabalho, comprar material de consumo e suprimentos, gerenciar segurança do trabalho, conferir documentos e correspondência, coordenar serviço de limpeza, contornar situações adversas, redigir contratos, demonstrar discernimento, avaliar desempenho da equipe, controlar fluxo de caixa, elaborar relatórios, armazenar material de consumo, gerenciar escala de trabalho, recolher impostos, operar recursos de informática, demonstrar honestidade, instruir processos, analisar documentos e correspondência, delegar funções, remanejar pessoal, requisitar compra de material de consumo, divulgar informações, supervisionar serviço de segurança patrimonial, controlar contas a receber, coordenar serviço de fotocópia, esclarecer dúvidas, coordenar serviço de malote, prestar contas, controlar verbas, coordenar serviço de cartório, conferir material de consumo, treinar equipe, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, trabalhar em equipe, reembolsar despesas, conferir notas fiscais, coordenar serviço de mensageiro, elaborar comunicados, elaborar correspondência, coordenar serviços terceirizados, implantar rotinas administrativas, controlar conta bancária, verificar estoque de material de consumo, conciliar contas, vistoriar bens patrimoniais, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, selecionar fornecedores, dominar legislação, registrar documentos e correspondência, gerenciar benefícios, demonstrar liderança, criar rotinas administrativas, demonstrar fluência verbal e escrita, implementar rotinas administrativas, selecionar pessoal, controlar fundo fixo - pequeno caixa, coordenar serviço de transporte, demonstrar flexibilidade, demonstrar iniciativa, emitir notas fiscais e recibos, pesquisar preços, triar informações, controlar contas a pagar, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, solicitar compra de material de consumo, controlar ligações telefônicas, receber documentos e correspondência, encaminhar documentos e correspondências, preparar balancete.