CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve comunicar-se, organizar documentos e correspondência, gerenciar equipe, coordenar serviços gerais, demonstrar competências pessoais, supervisionar rotinas administrativas, administrar bens patrimoniais e material de consumo, manter rotinas financeiras.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve apurar frequência ao trabalho, pesquisar preços, delegar funções, remanejar pessoal, armazenar material de consumo, redigir contratos, conferir notas fiscais, coordenar serviços terceirizados, orientar a execução das rotinas administrativas, coordenar serviço de limpeza, controlar ligações telefônicas, registrar documentos e correspondência, coordenar serviço de fotocópia, controlar verbas, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, implantar rotinas administrativas, elaborar relatórios, definir escala de trabalho, requisitar compra de material de consumo, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, controlar conta bancária, demonstrar discernimento, acertar contas de adiantamento, supervisionar serviço de segurança patrimonial, coordenar serviço de transporte, organizar arquivos, triar informações, verificar estoque de material de consumo, esclarecer dúvidas, distribuir material de consumo, emitir notas fiscais e recibos, controlar contas a pagar, demonstrar liderança, comprar material de consumo e suprimentos, contornar situações adversas, gerenciar segurança do trabalho, elaborar documentos, demonstrar iniciativa, coordenar serviço de malote, implementar rotinas administrativas, preencher formulários, supervisionar cronogramas, instruir processos, trabalhar em equipe, elaborar correspondência, divulgar informações, recolher impostos, dominar legislação, conciliar contas, controlar fundo fixo - pequeno caixa, controlar fluxo de caixa, avaliar desempenho da equipe, elaborar comunicados, demonstrar responsabilidade, preparar balancete, intermediar equipes, distribuir serviços, encaminhar documentos e correspondências, treinar equipe, solicitar compra de material de consumo, coordenar serviço de cartório, pedir autorização de pagamento, vistoriar bens patrimoniais, conferir documentos e correspondência, comprar bens patrimoniais, criar rotinas administrativas, controlar contas a receber, selecionar fornecedores, receber documentos e correspondência, coordenar serviço de mensageiro, selecionar pessoal, requisitar pessoal, gerenciar escala de trabalho, gerenciar benefícios, demonstrar organização, prestar contas, reembolsar despesas, demonstrar fluência verbal e escrita, analisar documentos e correspondência, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, operar recursos de informática, conferir material de consumo, demonstrar flexibilidade, demonstrar honestidade, classificar documentos e correspondência.