CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve organizar documentos e correspondência, supervisionar rotinas administrativas, administrar bens patrimoniais e material de consumo, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, gerenciar equipe, coordenar serviços gerais, manter rotinas financeiras.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve apurar frequência ao trabalho, verificar estoque de material de consumo, controlar contas a receber, distribuir serviços, selecionar pessoal, remanejar pessoal, demonstrar flexibilidade, coordenar serviço de mensageiro, preparar balancete, redigir contratos, elaborar relatórios, gerenciar escala de trabalho, coordenar serviço de transporte, pesquisar preços, conferir material de consumo, recolher impostos, controlar ligações telefônicas, demonstrar liderança, conciliar contas, coordenar serviço de cartório, requisitar compra de material de consumo, instruir processos, organizar arquivos, preencher formulários, operar recursos de informática, orientar a execução das rotinas administrativas, elaborar correspondência, receber documentos e correspondência, avaliar desempenho da equipe, demonstrar fluência verbal e escrita, pedir autorização de pagamento, supervisionar cronogramas, controlar fundo fixo - pequeno caixa, demonstrar honestidade, solicitar compra de material de consumo, intermediar equipes, implantar rotinas administrativas, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, demonstrar organização, analisar documentos e correspondência, comprar material de consumo e suprimentos, contornar situações adversas, controlar conta bancária, acertar contas de adiantamento, controlar contas a pagar, coordenar serviço de fotocópia, emitir notas fiscais e recibos, coordenar serviço de malote, gerenciar segurança do trabalho, definir escala de trabalho, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, distribuir material de consumo, trabalhar em equipe, demonstrar responsabilidade, delegar funções, elaborar documentos, dominar legislação, selecionar fornecedores, elaborar comunicados, conferir notas fiscais, coordenar serviços terceirizados, criar rotinas administrativas, armazenar material de consumo, registrar documentos e correspondência, controlar fluxo de caixa, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, demonstrar discernimento, comprar bens patrimoniais, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, controlar verbas, prestar contas, treinar equipe, gerenciar benefícios, coordenar serviço de limpeza, reembolsar despesas, classificar documentos e correspondência, requisitar pessoal, demonstrar iniciativa, supervisionar serviço de segurança patrimonial, implementar rotinas administrativas, conferir documentos e correspondência, divulgar informações, triar informações, esclarecer dúvidas, vistoriar bens patrimoniais, encaminhar documentos e correspondências.