CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve organizar documentos e correspondência, supervisionar rotinas administrativas, comunicar-se, gerenciar equipe, coordenar serviços gerais, demonstrar competências pessoais, manter rotinas financeiras, administrar bens patrimoniais e material de consumo.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve pesquisar preços, coordenar serviços terceirizados, verificar estoque de material de consumo, contornar situações adversas, controlar verbas, armazenar material de consumo, gerenciar escala de trabalho, instruir processos, distribuir material de consumo, requisitar compra de material de consumo, comprar bens patrimoniais, coordenar serviço de cartório, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, divulgar informações, operar recursos de informática, controlar contas a pagar, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, esclarecer dúvidas, organizar arquivos, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, distribuir serviços, coordenar serviço de mensageiro, implantar rotinas administrativas, acertar contas de adiantamento, vistoriar bens patrimoniais, controlar fluxo de caixa, receber documentos e correspondência, elaborar documentos, coordenar serviço de limpeza, demonstrar liderança, definir escala de trabalho, gerenciar benefícios, classificar documentos e correspondência, encaminhar documentos e correspondências, comprar material de consumo e suprimentos, demonstrar fluência verbal e escrita, conciliar contas, recolher impostos, analisar documentos e correspondência, demonstrar iniciativa, demonstrar responsabilidade, conferir material de consumo, selecionar fornecedores, demonstrar honestidade, solicitar compra de material de consumo, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, preparar balancete, registrar documentos e correspondência, dominar legislação, treinar equipe, controlar ligações telefônicas, controlar conta bancária, criar rotinas administrativas, conferir documentos e correspondência, avaliar desempenho da equipe, redigir contratos, supervisionar cronogramas, reembolsar despesas, preencher formulários, conferir notas fiscais, apurar frequência ao trabalho, trabalhar em equipe, remanejar pessoal, coordenar serviço de fotocópia, intermediar equipes, supervisionar serviço de segurança patrimonial, implementar rotinas administrativas, coordenar serviço de malote, demonstrar flexibilidade, gerenciar segurança do trabalho, selecionar pessoal, demonstrar organização, demonstrar discernimento, prestar contas, requisitar pessoal, orientar a execução das rotinas administrativas, delegar funções, triar informações, elaborar comunicados, controlar fundo fixo - pequeno caixa, pedir autorização de pagamento, controlar contas a receber, elaborar correspondência, coordenar serviço de transporte, emitir notas fiscais e recibos, elaborar relatórios.