CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve demonstrar competências pessoais, organizar documentos e correspondência, supervisionar rotinas administrativas, administrar bens patrimoniais e material de consumo, comunicar-se, coordenar serviços gerais, gerenciar equipe, manter rotinas financeiras.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve coordenar serviço de malote, orientar a execução das rotinas administrativas, selecionar fornecedores, dominar legislação, controlar fundo fixo - pequeno caixa, conferir material de consumo, selecionar pessoal, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, demonstrar liderança, comprar bens patrimoniais, demonstrar fluência verbal e escrita, supervisionar cronogramas, elaborar correspondência, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, esclarecer dúvidas, preencher formulários, demonstrar organização, preparar balancete, definir escala de trabalho, treinar equipe, vistoriar bens patrimoniais, elaborar comunicados, controlar conta bancária, criar rotinas administrativas, intermediar equipes, solicitar compra de material de consumo, instruir processos, controlar contas a pagar, prestar contas, implementar rotinas administrativas, distribuir serviços, gerenciar escala de trabalho, distribuir material de consumo, elaborar documentos, reembolsar despesas, conferir notas fiscais, elaborar relatórios, divulgar informações, operar recursos de informática, coordenar serviço de cartório, demonstrar honestidade, controlar fluxo de caixa, controlar verbas, demonstrar responsabilidade, redigir contratos, conciliar contas, verificar estoque de material de consumo, controlar ligações telefônicas, avaliar desempenho da equipe, requisitar pessoal, emitir notas fiscais e recibos, coordenar serviço de mensageiro, implantar rotinas administrativas, demonstrar iniciativa, controlar contas a receber, armazenar material de consumo, apurar frequência ao trabalho, delegar funções, encaminhar documentos e correspondências, comprar material de consumo e suprimentos, coordenar serviços terceirizados, demonstrar discernimento, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, demonstrar flexibilidade, coordenar serviço de transporte, gerenciar benefícios, coordenar serviço de limpeza, pedir autorização de pagamento, requisitar compra de material de consumo, triar informações, supervisionar serviço de segurança patrimonial, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, gerenciar segurança do trabalho, coordenar serviço de fotocópia, conferir documentos e correspondência, trabalhar em equipe, receber documentos e correspondência, recolher impostos, analisar documentos e correspondência, acertar contas de adiantamento, registrar documentos e correspondência, remanejar pessoal, classificar documentos e correspondência, pesquisar preços, contornar situações adversas, organizar arquivos.