CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve organizar documentos e correspondência, manter rotinas financeiras, gerenciar equipe, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, supervisionar rotinas administrativas, administrar bens patrimoniais e material de consumo, coordenar serviços gerais.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve acertar contas de adiantamento, conferir notas fiscais, pesquisar preços, recolher impostos, esclarecer dúvidas, elaborar documentos, divulgar informações, demonstrar flexibilidade, criar rotinas administrativas, solicitar compra de material de consumo, comprar bens patrimoniais, supervisionar serviço de segurança patrimonial, gerenciar escala de trabalho, treinar equipe, controlar fluxo de caixa, requisitar compra de material de consumo, receber documentos e correspondência, conferir material de consumo, demonstrar organização, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, contornar situações adversas, intermediar equipes, controlar contas a receber, controlar conta bancária, elaborar correspondência, distribuir material de consumo, implantar rotinas administrativas, avaliar desempenho da equipe, registrar documentos e correspondência, reembolsar despesas, coordenar serviço de transporte, verificar estoque de material de consumo, orientar a execução das rotinas administrativas, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, coordenar serviço de malote, controlar ligações telefônicas, controlar contas a pagar, operar recursos de informática, triar informações, coordenar serviços terceirizados, demonstrar honestidade, dominar legislação, elaborar relatórios, requisitar pessoal, remanejar pessoal, encaminhar documentos e correspondências, implementar rotinas administrativas, supervisionar cronogramas, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, elaborar comunicados, organizar arquivos, demonstrar fluência verbal e escrita, preparar balancete, classificar documentos e correspondência, conciliar contas, demonstrar responsabilidade, pedir autorização de pagamento, conferir documentos e correspondência, demonstrar iniciativa, vistoriar bens patrimoniais, selecionar fornecedores, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, coordenar serviço de mensageiro, analisar documentos e correspondência, distribuir serviços, preencher formulários, definir escala de trabalho, coordenar serviço de limpeza, delegar funções, demonstrar liderança, coordenar serviço de cartório, emitir notas fiscais e recibos, coordenar serviço de fotocópia, controlar fundo fixo - pequeno caixa, trabalhar em equipe, instruir processos, controlar verbas, armazenar material de consumo, gerenciar benefícios, selecionar pessoal, comprar material de consumo e suprimentos, redigir contratos, prestar contas, gerenciar segurança do trabalho, demonstrar discernimento, apurar frequência ao trabalho.