CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve organizar documentos e correspondência, demonstrar competências pessoais, supervisionar rotinas administrativas, comunicar-se, manter rotinas financeiras, gerenciar equipe, administrar bens patrimoniais e material de consumo, coordenar serviços gerais.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve dominar legislação, demonstrar organização, demonstrar discernimento, conferir notas fiscais, elaborar correspondência, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, controlar fluxo de caixa, comprar material de consumo e suprimentos, elaborar relatórios, avaliar desempenho da equipe, pedir autorização de pagamento, receber documentos e correspondência, controlar fundo fixo - pequeno caixa, delegar funções, supervisionar cronogramas, distribuir serviços, definir escala de trabalho, requisitar pessoal, emitir notas fiscais e recibos, coordenar serviços terceirizados, controlar conta bancária, solicitar compra de material de consumo, pesquisar preços, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, verificar estoque de material de consumo, distribuir material de consumo, controlar ligações telefônicas, remanejar pessoal, coordenar serviço de mensageiro, coordenar serviço de fotocópia, demonstrar honestidade, selecionar pessoal, demonstrar iniciativa, selecionar fornecedores, registrar documentos e correspondência, contornar situações adversas, conferir material de consumo, reembolsar despesas, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, controlar verbas, comprar bens patrimoniais, classificar documentos e correspondência, demonstrar flexibilidade, requisitar compra de material de consumo, apurar frequência ao trabalho, esclarecer dúvidas, organizar arquivos, vistoriar bens patrimoniais, divulgar informações, demonstrar responsabilidade, triar informações, criar rotinas administrativas, implantar rotinas administrativas, coordenar serviço de transporte, coordenar serviço de malote, demonstrar liderança, gerenciar escala de trabalho, prestar contas, recolher impostos, gerenciar benefícios, redigir contratos, elaborar documentos, intermediar equipes, analisar documentos e correspondência, conciliar contas, demonstrar fluência verbal e escrita, treinar equipe, controlar contas a receber, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, orientar a execução das rotinas administrativas, preparar balancete, acertar contas de adiantamento, instruir processos, supervisionar serviço de segurança patrimonial, coordenar serviço de cartório, operar recursos de informática, conferir documentos e correspondência, implementar rotinas administrativas, coordenar serviço de limpeza, elaborar comunicados, controlar contas a pagar, armazenar material de consumo, preencher formulários, trabalhar em equipe, encaminhar documentos e correspondências, gerenciar segurança do trabalho.