CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve demonstrar competências pessoais, manter rotinas financeiras, organizar documentos e correspondência, administrar bens patrimoniais e material de consumo, gerenciar equipe, coordenar serviços gerais, supervisionar rotinas administrativas, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve armazenar material de consumo, definir escala de trabalho, gerenciar segurança do trabalho, vistoriar bens patrimoniais, orientar a execução das rotinas administrativas, classificar documentos e correspondência, organizar arquivos, controlar verbas, emitir notas fiscais e recibos, controlar fundo fixo - pequeno caixa, avaliar desempenho da equipe, gerenciar escala de trabalho, dominar legislação, demonstrar flexibilidade, apurar frequência ao trabalho, encaminhar documentos e correspondências, conciliar contas, pedir autorização de pagamento, elaborar relatórios, selecionar fornecedores, coordenar serviço de transporte, requisitar pessoal, criar rotinas administrativas, elaborar correspondência, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, verificar estoque de material de consumo, controlar contas a pagar, conferir documentos e correspondência, demonstrar honestidade, controlar contas a receber, demonstrar fluência verbal e escrita, implantar rotinas administrativas, solicitar compra de material de consumo, elaborar documentos, treinar equipe, demonstrar responsabilidade, selecionar pessoal, redigir contratos, coordenar serviço de cartório, operar recursos de informática, conferir material de consumo, coordenar serviços terceirizados, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, intermediar equipes, delegar funções, requisitar compra de material de consumo, divulgar informações, demonstrar iniciativa, elaborar comunicados, comprar bens patrimoniais, coordenar serviço de mensageiro, demonstrar organização, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, instruir processos, triar informações, recolher impostos, preparar balancete, acertar contas de adiantamento, coordenar serviço de fotocópia, prestar contas, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, supervisionar cronogramas, demonstrar discernimento, registrar documentos e correspondência, preencher formulários, receber documentos e correspondência, controlar fluxo de caixa, pesquisar preços, implementar rotinas administrativas, esclarecer dúvidas, comprar material de consumo e suprimentos, gerenciar benefícios, distribuir material de consumo, demonstrar liderança, controlar ligações telefônicas, remanejar pessoal, contornar situações adversas, supervisionar serviço de segurança patrimonial, trabalhar em equipe, conferir notas fiscais, coordenar serviço de malote, reembolsar despesas, coordenar serviço de limpeza, distribuir serviços, controlar conta bancária, analisar documentos e correspondência.