CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve manter rotinas financeiras, organizar documentos e correspondência, demonstrar competências pessoais, coordenar serviços gerais, gerenciar equipe, comunicar-se, administrar bens patrimoniais e material de consumo, supervisionar rotinas administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve classificar documentos e correspondência, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, coordenar serviços terceirizados, avaliar desempenho da equipe, conferir documentos e correspondência, requisitar compra de material de consumo, demonstrar discernimento, selecionar pessoal, criar rotinas administrativas, distribuir material de consumo, demonstrar organização, controlar conta bancária, coordenar serviço de malote, receber documentos e correspondência, coordenar serviço de mensageiro, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, vistoriar bens patrimoniais, apurar frequência ao trabalho, demonstrar liderança, trabalhar em equipe, gerenciar segurança do trabalho, controlar fundo fixo - pequeno caixa, conferir notas fiscais, redigir contratos, conciliar contas, delegar funções, supervisionar serviço de segurança patrimonial, encaminhar documentos e correspondências, preparar balancete, coordenar serviço de cartório, coordenar serviço de fotocópia, selecionar fornecedores, prestar contas, coordenar serviço de transporte, analisar documentos e correspondência, reembolsar despesas, demonstrar honestidade, controlar verbas, intermediar equipes, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar flexibilidade, comprar material de consumo e suprimentos, supervisionar cronogramas, pesquisar preços, controlar contas a receber, conferir material de consumo, implantar rotinas administrativas, orientar a execução das rotinas administrativas, treinar equipe, organizar arquivos, demonstrar iniciativa, requisitar pessoal, registrar documentos e correspondência, comprar bens patrimoniais, demonstrar responsabilidade, elaborar correspondência, controlar contas a pagar, esclarecer dúvidas, remanejar pessoal, elaborar comunicados, implementar rotinas administrativas, coordenar serviço de limpeza, controlar fluxo de caixa, definir escala de trabalho, elaborar documentos, armazenar material de consumo, acertar contas de adiantamento, distribuir serviços, contornar situações adversas, instruir processos, elaborar relatórios, controlar ligações telefônicas, preencher formulários, pedir autorização de pagamento, solicitar compra de material de consumo, gerenciar escala de trabalho, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, operar recursos de informática, divulgar informações, verificar estoque de material de consumo, demonstrar fluência verbal e escrita, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, recolher impostos, triar informações, gerenciar benefícios, dominar legislação.