CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve comunicar-se, administrar bens patrimoniais e material de consumo, demonstrar competências pessoais, organizar documentos e correspondência, gerenciar equipe, supervisionar rotinas administrativas, manter rotinas financeiras, coordenar serviços gerais.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve requisitar compra de material de consumo, vistoriar bens patrimoniais, encaminhar documentos e correspondências, definir escala de trabalho, emitir notas fiscais e recibos, selecionar pessoal, redigir contratos, comprar bens patrimoniais, preparar balancete, remanejar pessoal, acertar contas de adiantamento, controlar contas a pagar, prestar contas, controlar verbas, analisar documentos e correspondência, supervisionar cronogramas, conferir documentos e correspondência, trabalhar em equipe, recolher impostos, demonstrar honestidade, armazenar material de consumo, triar informações, coordenar serviço de mensageiro, implementar rotinas administrativas, coordenar serviço de cartório, elaborar documentos, organizar arquivos, implantar rotinas administrativas, controlar ligações telefônicas, comprar material de consumo e suprimentos, demonstrar liderança, registrar documentos e correspondência, distribuir serviços, coordenar serviço de malote, coordenar serviço de limpeza, controlar conta bancária, demonstrar iniciativa, receber documentos e correspondência, requisitar pessoal, demonstrar responsabilidade, preencher formulários, controlar contas a receber, orientar a execução das rotinas administrativas, instruir processos, classificar documentos e correspondência, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, selecionar fornecedores, elaborar comunicados, esclarecer dúvidas, gerenciar escala de trabalho, delegar funções, demonstrar discernimento, pesquisar preços, controlar fundo fixo - pequeno caixa, apurar frequência ao trabalho, coordenar serviço de fotocópia, gerenciar segurança do trabalho, coordenar serviços terceirizados, divulgar informações, conferir notas fiscais, conciliar contas, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, coordenar serviço de transporte, verificar estoque de material de consumo, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, solicitar compra de material de consumo, demonstrar organização, contornar situações adversas, treinar equipe, demonstrar flexibilidade, criar rotinas administrativas, dominar legislação, reembolsar despesas, conferir material de consumo, intermediar equipes, controlar fluxo de caixa, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, elaborar correspondência, pedir autorização de pagamento, gerenciar benefícios, demonstrar fluência verbal e escrita, operar recursos de informática, supervisionar serviço de segurança patrimonial, avaliar desempenho da equipe, distribuir material de consumo, elaborar relatórios.