CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve organizar documentos e correspondência, gerenciar equipe, administrar bens patrimoniais e material de consumo, manter rotinas financeiras, supervisionar rotinas administrativas, comunicar-se, coordenar serviços gerais, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve demonstrar responsabilidade, redigir contratos, conferir notas fiscais, verificar estoque de material de consumo, elaborar comunicados, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, acertar contas de adiantamento, comprar material de consumo e suprimentos, distribuir material de consumo, conciliar contas, demonstrar fluência verbal e escrita, controlar verbas, requisitar compra de material de consumo, demonstrar discernimento, registrar documentos e correspondência, gerenciar escala de trabalho, analisar documentos e correspondência, criar rotinas administrativas, elaborar relatórios, controlar conta bancária, elaborar documentos, pedir autorização de pagamento, conferir documentos e correspondência, coordenar serviço de transporte, apurar frequência ao trabalho, requisitar pessoal, divulgar informações, prestar contas, distribuir serviços, controlar fluxo de caixa, supervisionar cronogramas, elaborar correspondência, demonstrar iniciativa, preencher formulários, controlar ligações telefônicas, delegar funções, supervisionar serviço de segurança patrimonial, receber documentos e correspondência, organizar arquivos, coordenar serviço de malote, coordenar serviço de cartório, demonstrar organização, classificar documentos e correspondência, coordenar serviço de limpeza, armazenar material de consumo, solicitar compra de material de consumo, emitir notas fiscais e recibos, selecionar pessoal, conferir material de consumo, esclarecer dúvidas, demonstrar flexibilidade, operar recursos de informática, implantar rotinas administrativas, trabalhar em equipe, avaliar desempenho da equipe, instruir processos, demonstrar honestidade, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, gerenciar segurança do trabalho, pesquisar preços, controlar contas a receber, dominar legislação, comprar bens patrimoniais, triar informações, contornar situações adversas, definir escala de trabalho, implementar rotinas administrativas, coordenar serviços terceirizados, coordenar serviço de fotocópia, vistoriar bens patrimoniais, recolher impostos, reembolsar despesas, coordenar serviço de mensageiro, controlar contas a pagar, controlar fundo fixo - pequeno caixa, demonstrar liderança, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, encaminhar documentos e correspondências, remanejar pessoal, orientar a execução das rotinas administrativas, selecionar fornecedores, treinar equipe, preparar balancete, gerenciar benefícios, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, intermediar equipes.