CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve comunicar-se, manter rotinas financeiras, supervisionar rotinas administrativas, organizar documentos e correspondência, coordenar serviços gerais, gerenciar equipe, administrar bens patrimoniais e material de consumo, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve apurar frequência ao trabalho, conferir notas fiscais, recolher impostos, triar informações, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, conciliar contas, trabalhar em equipe, gerenciar benefícios, acertar contas de adiantamento, vistoriar bens patrimoniais, coordenar serviço de fotocópia, selecionar fornecedores, coordenar serviço de transporte, coordenar serviço de malote, controlar fluxo de caixa, gerenciar segurança do trabalho, distribuir material de consumo, analisar documentos e correspondência, controlar fundo fixo - pequeno caixa, intermediar equipes, elaborar comunicados, controlar contas a pagar, classificar documentos e correspondência, reembolsar despesas, redigir contratos, prestar contas, demonstrar iniciativa, elaborar relatórios, coordenar serviços terceirizados, implantar rotinas administrativas, dominar legislação, pedir autorização de pagamento, controlar ligações telefônicas, verificar estoque de material de consumo, requisitar compra de material de consumo, comprar bens patrimoniais, armazenar material de consumo, preparar balancete, demonstrar liderança, demonstrar organização, controlar verbas, remanejar pessoal, gerenciar escala de trabalho, divulgar informações, encaminhar documentos e correspondências, elaborar correspondência, esclarecer dúvidas, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, orientar a execução das rotinas administrativas, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, receber documentos e correspondência, solicitar compra de material de consumo, controlar contas a receber, demonstrar discernimento, comprar material de consumo e suprimentos, pesquisar preços, organizar arquivos, supervisionar cronogramas, coordenar serviço de cartório, distribuir serviços, demonstrar honestidade, selecionar pessoal, conferir documentos e correspondência, demonstrar fluência verbal e escrita, definir escala de trabalho, contornar situações adversas, implementar rotinas administrativas, coordenar serviço de limpeza, criar rotinas administrativas, avaliar desempenho da equipe, coordenar serviço de mensageiro, emitir notas fiscais e recibos, instruir processos, preencher formulários, conferir material de consumo, treinar equipe, operar recursos de informática, requisitar pessoal, controlar conta bancária, demonstrar flexibilidade, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, registrar documentos e correspondência, supervisionar serviço de segurança patrimonial, demonstrar responsabilidade, delegar funções, elaborar documentos.