CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve administrar bens patrimoniais e material de consumo, supervisionar rotinas administrativas, organizar documentos e correspondência, manter rotinas financeiras, comunicar-se, coordenar serviços gerais, demonstrar competências pessoais, gerenciar equipe.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve elaborar documentos, demonstrar responsabilidade, registrar documentos e correspondência, operar recursos de informática, implementar rotinas administrativas, controlar fundo fixo - pequeno caixa, intermediar equipes, receber documentos e correspondência, emitir notas fiscais e recibos, remanejar pessoal, coordenar serviço de fotocópia, contornar situações adversas, requisitar compra de material de consumo, controlar conta bancária, organizar arquivos, vistoriar bens patrimoniais, apurar frequência ao trabalho, controlar contas a pagar, distribuir serviços, armazenar material de consumo, gerenciar escala de trabalho, controlar ligações telefônicas, avaliar desempenho da equipe, distribuir material de consumo, dominar legislação, conciliar contas, prestar contas, elaborar comunicados, requisitar pessoal, supervisionar serviço de segurança patrimonial, selecionar fornecedores, pesquisar preços, demonstrar flexibilidade, redigir contratos, demonstrar honestidade, demonstrar organização, trabalhar em equipe, coordenar serviço de mensageiro, supervisionar cronogramas, demonstrar iniciativa, controlar fluxo de caixa, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, solicitar compra de material de consumo, recolher impostos, esclarecer dúvidas, treinar equipe, definir escala de trabalho, controlar contas a receber, demonstrar discernimento, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, coordenar serviço de transporte, encaminhar documentos e correspondências, coordenar serviços terceirizados, demonstrar fluência verbal e escrita, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, coordenar serviço de limpeza, reembolsar despesas, gerenciar segurança do trabalho, delegar funções, orientar a execução das rotinas administrativas, triar informações, conferir documentos e correspondência, elaborar relatórios, selecionar pessoal, preencher formulários, classificar documentos e correspondência, comprar bens patrimoniais, implantar rotinas administrativas, elaborar correspondência, acertar contas de adiantamento, verificar estoque de material de consumo, pedir autorização de pagamento, demonstrar liderança, coordenar serviço de cartório, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, gerenciar benefícios, comprar material de consumo e suprimentos, conferir notas fiscais, conferir material de consumo, coordenar serviço de malote, divulgar informações, preparar balancete, instruir processos, analisar documentos e correspondência, controlar verbas, criar rotinas administrativas.