CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve organizar documentos e correspondência, demonstrar competências pessoais, coordenar serviços gerais, manter rotinas financeiras, administrar bens patrimoniais e material de consumo, comunicar-se, supervisionar rotinas administrativas, gerenciar equipe.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve definir escala de trabalho, demonstrar fluência verbal e escrita, triar informações, comprar material de consumo e suprimentos, implantar rotinas administrativas, classificar documentos e correspondência, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, instruir processos, orientar a execução das rotinas administrativas, solicitar compra de material de consumo, divulgar informações, demonstrar iniciativa, gerenciar escala de trabalho, operar recursos de informática, coordenar serviço de mensageiro, coordenar serviço de limpeza, conciliar contas, encaminhar documentos e correspondências, apurar frequência ao trabalho, demonstrar liderança, organizar arquivos, acertar contas de adiantamento, prestar contas, armazenar material de consumo, elaborar correspondência, controlar ligações telefônicas, recolher impostos, coordenar serviço de transporte, registrar documentos e correspondência, supervisionar cronogramas, demonstrar responsabilidade, controlar verbas, selecionar pessoal, controlar contas a pagar, esclarecer dúvidas, demonstrar discernimento, requisitar pessoal, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, coordenar serviços terceirizados, elaborar documentos, pesquisar preços, distribuir serviços, emitir notas fiscais e recibos, vistoriar bens patrimoniais, remanejar pessoal, verificar estoque de material de consumo, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, coordenar serviço de cartório, dominar legislação, comprar bens patrimoniais, preparar balancete, controlar conta bancária, receber documentos e correspondência, treinar equipe, delegar funções, controlar contas a receber, supervisionar serviço de segurança patrimonial, conferir documentos e correspondência, distribuir material de consumo, gerenciar benefícios, pedir autorização de pagamento, coordenar serviço de fotocópia, controlar fundo fixo - pequeno caixa, selecionar fornecedores, preencher formulários, elaborar comunicados, gerenciar segurança do trabalho, conferir notas fiscais, coordenar serviço de malote, criar rotinas administrativas, intermediar equipes, requisitar compra de material de consumo, avaliar desempenho da equipe, demonstrar organização, implementar rotinas administrativas, demonstrar flexibilidade, redigir contratos, trabalhar em equipe, reembolsar despesas, elaborar relatórios, demonstrar honestidade, conferir material de consumo, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, controlar fluxo de caixa, contornar situações adversas, analisar documentos e correspondência.