CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, organizar documentos e correspondência, coordenar serviços gerais, supervisionar rotinas administrativas, manter rotinas financeiras, gerenciar equipe, administrar bens patrimoniais e material de consumo.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve prestar contas, emitir notas fiscais e recibos, triar informações, demonstrar honestidade, implantar rotinas administrativas, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, coordenar serviço de limpeza, esclarecer dúvidas, coordenar serviço de fotocópia, demonstrar responsabilidade, acertar contas de adiantamento, avaliar desempenho da equipe, remanejar pessoal, comprar bens patrimoniais, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, coordenar serviço de malote, distribuir serviços, supervisionar cronogramas, registrar documentos e correspondência, operar recursos de informática, armazenar material de consumo, controlar verbas, conferir documentos e correspondência, apurar frequência ao trabalho, verificar estoque de material de consumo, coordenar serviço de mensageiro, treinar equipe, demonstrar organização, reembolsar despesas, trabalhar em equipe, conciliar contas, preencher formulários, demonstrar iniciativa, elaborar relatórios, intermediar equipes, dominar legislação, controlar fundo fixo - pequeno caixa, encaminhar documentos e correspondências, pedir autorização de pagamento, delegar funções, preparar balancete, elaborar documentos, controlar fluxo de caixa, distribuir material de consumo, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, conferir notas fiscais, classificar documentos e correspondência, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, selecionar pessoal, comprar material de consumo e suprimentos, implementar rotinas administrativas, demonstrar fluência verbal e escrita, orientar a execução das rotinas administrativas, divulgar informações, gerenciar benefícios, demonstrar liderança, demonstrar flexibilidade, gerenciar segurança do trabalho, controlar conta bancária, selecionar fornecedores, organizar arquivos, controlar contas a receber, contornar situações adversas, elaborar correspondência, instruir processos, coordenar serviço de transporte, conferir material de consumo, controlar contas a pagar, requisitar pessoal, demonstrar discernimento, analisar documentos e correspondência, gerenciar escala de trabalho, redigir contratos, receber documentos e correspondência, coordenar serviços terceirizados, recolher impostos, supervisionar serviço de segurança patrimonial, solicitar compra de material de consumo, requisitar compra de material de consumo, criar rotinas administrativas, coordenar serviço de cartório, vistoriar bens patrimoniais, pesquisar preços, definir escala de trabalho, elaborar comunicados, controlar ligações telefônicas.