CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve coordenar serviços gerais, manter rotinas financeiras, demonstrar competências pessoais, gerenciar equipe, organizar documentos e correspondência, supervisionar rotinas administrativas, comunicar-se, administrar bens patrimoniais e material de consumo.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve coordenar serviço de cartório, trabalhar em equipe, controlar fundo fixo - pequeno caixa, coordenar serviços terceirizados, conferir material de consumo, preencher formulários, implantar rotinas administrativas, instruir processos, pesquisar preços, coordenar serviço de mensageiro, pedir autorização de pagamento, prestar contas, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, selecionar fornecedores, comprar material de consumo e suprimentos, conciliar contas, redigir contratos, preparar balancete, recolher impostos, registrar documentos e correspondência, receber documentos e correspondência, definir escala de trabalho, distribuir material de consumo, delegar funções, demonstrar honestidade, controlar contas a pagar, demonstrar liderança, controlar contas a receber, organizar arquivos, acertar contas de adiantamento, controlar verbas, supervisionar serviço de segurança patrimonial, demonstrar discernimento, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, avaliar desempenho da equipe, selecionar pessoal, contornar situações adversas, gerenciar escala de trabalho, coordenar serviço de limpeza, requisitar compra de material de consumo, analisar documentos e correspondência, esclarecer dúvidas, requisitar pessoal, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, gerenciar segurança do trabalho, coordenar serviço de malote, verificar estoque de material de consumo, solicitar compra de material de consumo, conferir notas fiscais, classificar documentos e correspondência, gerenciar benefícios, demonstrar fluência verbal e escrita, controlar fluxo de caixa, demonstrar responsabilidade, reembolsar despesas, coordenar serviço de transporte, divulgar informações, supervisionar cronogramas, elaborar correspondência, armazenar material de consumo, intermediar equipes, distribuir serviços, elaborar documentos, coordenar serviço de fotocópia, demonstrar flexibilidade, treinar equipe, dominar legislação, operar recursos de informática, elaborar relatórios, comprar bens patrimoniais, vistoriar bens patrimoniais, orientar a execução das rotinas administrativas, implementar rotinas administrativas, apurar frequência ao trabalho, remanejar pessoal, emitir notas fiscais e recibos, criar rotinas administrativas, demonstrar iniciativa, encaminhar documentos e correspondências, demonstrar organização, controlar ligações telefônicas, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, triar informações, controlar conta bancária, elaborar comunicados, conferir documentos e correspondência.