CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve organizar documentos e correspondência, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, gerenciar equipe, manter rotinas financeiras, administrar bens patrimoniais e material de consumo, supervisionar rotinas administrativas, coordenar serviços gerais.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve avaliar desempenho da equipe, apurar frequência ao trabalho, trabalhar em equipe, operar recursos de informática, supervisionar serviço de segurança patrimonial, esclarecer dúvidas, comprar bens patrimoniais, controlar contas a pagar, controlar conta bancária, controlar contas a receber, demonstrar discernimento, remanejar pessoal, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, coordenar serviço de malote, controlar verbas, triar informações, controlar fundo fixo - pequeno caixa, emitir notas fiscais e recibos, elaborar correspondência, distribuir serviços, registrar documentos e correspondência, delegar funções, encaminhar documentos e correspondências, controlar fluxo de caixa, elaborar documentos, treinar equipe, gerenciar segurança do trabalho, elaborar comunicados, vistoriar bens patrimoniais, prestar contas, comprar material de consumo e suprimentos, dominar legislação, supervisionar cronogramas, controlar ligações telefônicas, verificar estoque de material de consumo, coordenar serviço de cartório, coordenar serviço de transporte, demonstrar iniciativa, conferir notas fiscais, selecionar fornecedores, divulgar informações, pesquisar preços, coordenar serviços terceirizados, implantar rotinas administrativas, redigir contratos, conferir material de consumo, organizar arquivos, solicitar compra de material de consumo, requisitar compra de material de consumo, requisitar pessoal, distribuir material de consumo, demonstrar liderança, selecionar pessoal, contornar situações adversas, implementar rotinas administrativas, demonstrar flexibilidade, armazenar material de consumo, reembolsar despesas, criar rotinas administrativas, conciliar contas, pedir autorização de pagamento, acertar contas de adiantamento, demonstrar organização, orientar a execução das rotinas administrativas, receber documentos e correspondência, instruir processos, elaborar relatórios, preencher formulários, analisar documentos e correspondência, coordenar serviço de fotocópia, intermediar equipes, gerenciar escala de trabalho, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, demonstrar honestidade, classificar documentos e correspondência, preparar balancete, coordenar serviço de limpeza, demonstrar responsabilidade, recolher impostos, gerenciar benefícios, demonstrar fluência verbal e escrita, coordenar serviço de mensageiro, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, conferir documentos e correspondência, definir escala de trabalho.