CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve organizar documentos e correspondência, manter rotinas financeiras, administrar bens patrimoniais e material de consumo, comunicar-se, gerenciar equipe, demonstrar competências pessoais, coordenar serviços gerais, supervisionar rotinas administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve gerenciar escala de trabalho, comprar material de consumo e suprimentos, acertar contas de adiantamento, trabalhar em equipe, organizar arquivos, operar recursos de informática, delegar funções, demonstrar iniciativa, receber documentos e correspondência, conferir documentos e correspondência, demonstrar organização, conferir notas fiscais, pesquisar preços, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, coordenar serviços terceirizados, avaliar desempenho da equipe, intermediar equipes, preparar balancete, demonstrar discernimento, triar informações, armazenar material de consumo, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, apurar frequência ao trabalho, implantar rotinas administrativas, distribuir serviços, comprar bens patrimoniais, orientar a execução das rotinas administrativas, elaborar documentos, registrar documentos e correspondência, treinar equipe, controlar verbas, controlar ligações telefônicas, controlar contas a receber, pedir autorização de pagamento, verificar estoque de material de consumo, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, coordenar serviço de malote, demonstrar responsabilidade, classificar documentos e correspondência, gerenciar segurança do trabalho, recolher impostos, redigir contratos, coordenar serviço de mensageiro, instruir processos, elaborar relatórios, coordenar serviço de fotocópia, solicitar compra de material de consumo, supervisionar cronogramas, selecionar fornecedores, coordenar serviço de transporte, controlar fluxo de caixa, demonstrar honestidade, esclarecer dúvidas, demonstrar fluência verbal e escrita, demonstrar flexibilidade, divulgar informações, conciliar contas, demonstrar liderança, encaminhar documentos e correspondências, elaborar correspondência, reembolsar despesas, prestar contas, conferir material de consumo, criar rotinas administrativas, controlar contas a pagar, controlar fundo fixo - pequeno caixa, remanejar pessoal, requisitar compra de material de consumo, vistoriar bens patrimoniais, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, selecionar pessoal, gerenciar benefícios, supervisionar serviço de segurança patrimonial, emitir notas fiscais e recibos, coordenar serviço de limpeza, dominar legislação, distribuir material de consumo, preencher formulários, requisitar pessoal, analisar documentos e correspondência, controlar conta bancária, elaborar comunicados, contornar situações adversas, definir escala de trabalho, coordenar serviço de cartório, implementar rotinas administrativas.