CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve supervisionar rotinas administrativas, demonstrar competências pessoais, manter rotinas financeiras, comunicar-se, administrar bens patrimoniais e material de consumo, coordenar serviços gerais, gerenciar equipe, organizar documentos e correspondência.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve controlar contas a receber, solicitar compra de material de consumo, coordenar serviço de limpeza, gerenciar escala de trabalho, controlar contas a pagar, redigir contratos, classificar documentos e correspondência, orientar a execução das rotinas administrativas, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, registrar documentos e correspondência, controlar ligações telefônicas, conferir notas fiscais, vistoriar bens patrimoniais, coordenar serviço de mensageiro, coordenar serviço de cartório, dominar legislação, implementar rotinas administrativas, pedir autorização de pagamento, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, criar rotinas administrativas, elaborar relatórios, demonstrar iniciativa, triar informações, operar recursos de informática, preparar balancete, demonstrar discernimento, comprar material de consumo e suprimentos, conferir documentos e correspondência, coordenar serviço de transporte, controlar fundo fixo - pequeno caixa, selecionar fornecedores, encaminhar documentos e correspondências, analisar documentos e correspondência, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, gerenciar segurança do trabalho, demonstrar fluência verbal e escrita, instruir processos, demonstrar liderança, remanejar pessoal, armazenar material de consumo, elaborar comunicados, requisitar pessoal, coordenar serviço de fotocópia, avaliar desempenho da equipe, supervisionar serviço de segurança patrimonial, esclarecer dúvidas, elaborar documentos, trabalhar em equipe, definir escala de trabalho, gerenciar benefícios, verificar estoque de material de consumo, comprar bens patrimoniais, recolher impostos, intermediar equipes, preencher formulários, controlar fluxo de caixa, reembolsar despesas, controlar verbas, selecionar pessoal, elaborar correspondência, divulgar informações, demonstrar honestidade, distribuir material de consumo, demonstrar responsabilidade, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, demonstrar flexibilidade, delegar funções, apurar frequência ao trabalho, contornar situações adversas, distribuir serviços, acertar contas de adiantamento, supervisionar cronogramas, coordenar serviços terceirizados, conferir material de consumo, coordenar serviço de malote, conciliar contas, pesquisar preços, treinar equipe, organizar arquivos, demonstrar organização, controlar conta bancária, prestar contas, emitir notas fiscais e recibos, requisitar compra de material de consumo, receber documentos e correspondência, implantar rotinas administrativas.