CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve coordenar serviços gerais, demonstrar competências pessoais, manter rotinas financeiras, comunicar-se, organizar documentos e correspondência, supervisionar rotinas administrativas, gerenciar equipe, administrar bens patrimoniais e material de consumo.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve analisar o funcionamento das rotinas administrativas, requisitar pessoal, controlar ligações telefônicas, triar informações, prestar contas, receber documentos e correspondência, demonstrar organização, selecionar pessoal, emitir notas fiscais e recibos, preencher formulários, dominar legislação, criar rotinas administrativas, definir escala de trabalho, coordenar serviços terceirizados, controlar contas a pagar, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, requisitar compra de material de consumo, verificar estoque de material de consumo, instruir processos, pedir autorização de pagamento, reembolsar despesas, demonstrar flexibilidade, gerenciar benefícios, vistoriar bens patrimoniais, intermediar equipes, coordenar serviço de malote, analisar documentos e correspondência, operar recursos de informática, redigir contratos, avaliar desempenho da equipe, controlar fluxo de caixa, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, comprar bens patrimoniais, coordenar serviço de fotocópia, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, gerenciar escala de trabalho, classificar documentos e correspondência, conciliar contas, demonstrar honestidade, elaborar documentos, organizar arquivos, demonstrar fluência verbal e escrita, demonstrar responsabilidade, elaborar comunicados, selecionar fornecedores, recolher impostos, elaborar correspondência, supervisionar cronogramas, treinar equipe, distribuir serviços, controlar conta bancária, remanejar pessoal, coordenar serviço de mensageiro, supervisionar serviço de segurança patrimonial, demonstrar iniciativa, coordenar serviço de transporte, demonstrar discernimento, preparar balancete, distribuir material de consumo, esclarecer dúvidas, controlar verbas, armazenar material de consumo, contornar situações adversas, implantar rotinas administrativas, controlar contas a receber, controlar fundo fixo - pequeno caixa, acertar contas de adiantamento, orientar a execução das rotinas administrativas, implementar rotinas administrativas, comprar material de consumo e suprimentos, delegar funções, elaborar relatórios, trabalhar em equipe, apurar frequência ao trabalho, conferir documentos e correspondência, solicitar compra de material de consumo, pesquisar preços, coordenar serviço de limpeza, conferir notas fiscais, conferir material de consumo, coordenar serviço de cartório, demonstrar liderança, gerenciar segurança do trabalho, encaminhar documentos e correspondências, divulgar informações, registrar documentos e correspondência.