CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve manter rotinas financeiras, organizar documentos e correspondência, demonstrar competências pessoais, gerenciar equipe, administrar bens patrimoniais e material de consumo, comunicar-se, supervisionar rotinas administrativas, coordenar serviços gerais.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve coordenar serviço de limpeza, demonstrar discernimento, controlar contas a receber, elaborar correspondência, analisar documentos e correspondência, apurar frequência ao trabalho, demonstrar fluência verbal e escrita, implantar rotinas administrativas, supervisionar cronogramas, selecionar fornecedores, trabalhar em equipe, esclarecer dúvidas, conferir notas fiscais, remanejar pessoal, controlar fluxo de caixa, divulgar informações, implementar rotinas administrativas, intermediar equipes, pesquisar preços, pedir autorização de pagamento, dominar legislação, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, avaliar desempenho da equipe, receber documentos e correspondência, controlar ligações telefônicas, delegar funções, controlar conta bancária, gerenciar escala de trabalho, encaminhar documentos e correspondências, demonstrar responsabilidade, elaborar relatórios, controlar contas a pagar, coordenar serviço de fotocópia, preencher formulários, coordenar serviço de malote, verificar estoque de material de consumo, registrar documentos e correspondência, demonstrar organização, demonstrar iniciativa, elaborar comunicados, operar recursos de informática, contornar situações adversas, solicitar compra de material de consumo, organizar arquivos, distribuir serviços, comprar material de consumo e suprimentos, reembolsar despesas, orientar a execução das rotinas administrativas, supervisionar serviço de segurança patrimonial, controlar verbas, distribuir material de consumo, elaborar documentos, redigir contratos, coordenar serviços terceirizados, requisitar pessoal, preparar balancete, instruir processos, armazenar material de consumo, vistoriar bens patrimoniais, demonstrar honestidade, selecionar pessoal, conferir documentos e correspondência, emitir notas fiscais e recibos, comprar bens patrimoniais, definir escala de trabalho, demonstrar liderança, recolher impostos, classificar documentos e correspondência, controlar fundo fixo - pequeno caixa, gerenciar segurança do trabalho, treinar equipe, criar rotinas administrativas, coordenar serviço de cartório, prestar contas, conferir material de consumo, requisitar compra de material de consumo, triar informações, coordenar serviço de transporte, conciliar contas, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, demonstrar flexibilidade, coordenar serviço de mensageiro, acertar contas de adiantamento, gerenciar benefícios.