CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve gerenciar equipe, manter rotinas financeiras, demonstrar competências pessoais, administrar bens patrimoniais e material de consumo, coordenar serviços gerais, supervisionar rotinas administrativas, comunicar-se, organizar documentos e correspondência.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, demonstrar iniciativa, armazenar material de consumo, supervisionar cronogramas, conciliar contas, demonstrar discernimento, gerenciar benefícios, demonstrar liderança, controlar contas a pagar, criar rotinas administrativas, gerenciar segurança do trabalho, reembolsar despesas, selecionar pessoal, distribuir material de consumo, requisitar compra de material de consumo, comprar bens patrimoniais, definir escala de trabalho, conferir notas fiscais, implantar rotinas administrativas, elaborar documentos, distribuir serviços, divulgar informações, controlar verbas, demonstrar fluência verbal e escrita, controlar conta bancária, preencher formulários, demonstrar flexibilidade, conferir material de consumo, demonstrar honestidade, controlar fundo fixo - pequeno caixa, controlar contas a receber, esclarecer dúvidas, coordenar serviço de limpeza, recolher impostos, controlar fluxo de caixa, avaliar desempenho da equipe, pedir autorização de pagamento, gerenciar escala de trabalho, instruir processos, demonstrar organização, apurar frequência ao trabalho, elaborar relatórios, classificar documentos e correspondência, receber documentos e correspondência, dominar legislação, emitir notas fiscais e recibos, coordenar serviço de fotocópia, treinar equipe, elaborar correspondência, preparar balancete, solicitar compra de material de consumo, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, conferir documentos e correspondência, contornar situações adversas, elaborar comunicados, coordenar serviço de malote, operar recursos de informática, verificar estoque de material de consumo, demonstrar responsabilidade, triar informações, coordenar serviços terceirizados, controlar ligações telefônicas, pesquisar preços, coordenar serviço de cartório, supervisionar serviço de segurança patrimonial, remanejar pessoal, vistoriar bens patrimoniais, coordenar serviço de transporte, orientar a execução das rotinas administrativas, requisitar pessoal, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, analisar documentos e correspondência, delegar funções, prestar contas, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, comprar material de consumo e suprimentos, redigir contratos, selecionar fornecedores, organizar arquivos, implementar rotinas administrativas, coordenar serviço de mensageiro, encaminhar documentos e correspondências, intermediar equipes, trabalhar em equipe, acertar contas de adiantamento, registrar documentos e correspondência.