CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve manter rotinas financeiras, comunicar-se, organizar documentos e correspondência, gerenciar equipe, administrar bens patrimoniais e material de consumo, supervisionar rotinas administrativas, demonstrar competências pessoais, coordenar serviços gerais.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve triar informações, demonstrar discernimento, encaminhar documentos e correspondências, distribuir serviços, controlar contas a pagar, verificar estoque de material de consumo, elaborar documentos, dominar legislação, vistoriar bens patrimoniais, distribuir material de consumo, comprar bens patrimoniais, avaliar desempenho da equipe, controlar ligações telefônicas, classificar documentos e correspondência, coordenar serviço de cartório, controlar contas a receber, coordenar serviços terceirizados, delegar funções, esclarecer dúvidas, preencher formulários, supervisionar cronogramas, coordenar serviço de malote, conferir documentos e correspondência, requisitar pessoal, intermediar equipes, controlar conta bancária, pedir autorização de pagamento, comprar material de consumo e suprimentos, controlar fluxo de caixa, demonstrar flexibilidade, coordenar serviço de transporte, conferir material de consumo, demonstrar liderança, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, organizar arquivos, armazenar material de consumo, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, redigir contratos, coordenar serviço de limpeza, requisitar compra de material de consumo, reembolsar despesas, controlar verbas, apurar frequência ao trabalho, preparar balancete, demonstrar iniciativa, analisar documentos e correspondência, implementar rotinas administrativas, operar recursos de informática, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, receber documentos e correspondência, instruir processos, criar rotinas administrativas, emitir notas fiscais e recibos, gerenciar segurança do trabalho, contornar situações adversas, controlar fundo fixo - pequeno caixa, implantar rotinas administrativas, pesquisar preços, registrar documentos e correspondência, selecionar fornecedores, treinar equipe, demonstrar honestidade, recolher impostos, coordenar serviço de mensageiro, elaborar comunicados, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, demonstrar fluência verbal e escrita, demonstrar organização, conferir notas fiscais, prestar contas, gerenciar escala de trabalho, coordenar serviço de fotocópia, divulgar informações, supervisionar serviço de segurança patrimonial, elaborar correspondência, gerenciar benefícios, orientar a execução das rotinas administrativas, selecionar pessoal, conciliar contas, demonstrar responsabilidade, remanejar pessoal, solicitar compra de material de consumo, acertar contas de adiantamento, trabalhar em equipe, elaborar relatórios, definir escala de trabalho.