CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve organizar documentos e correspondência, gerenciar equipe, administrar bens patrimoniais e material de consumo, comunicar-se, supervisionar rotinas administrativas, manter rotinas financeiras, demonstrar competências pessoais, coordenar serviços gerais.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve controlar contas a receber, coordenar serviço de fotocópia, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, gerenciar escala de trabalho, elaborar documentos, controlar fundo fixo - pequeno caixa, trabalhar em equipe, instruir processos, coordenar serviço de mensageiro, comprar material de consumo e suprimentos, preencher formulários, pesquisar preços, gerenciar benefícios, organizar arquivos, conciliar contas, intermediar equipes, distribuir serviços, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, requisitar compra de material de consumo, demonstrar discernimento, vistoriar bens patrimoniais, redigir contratos, encaminhar documentos e correspondências, classificar documentos e correspondência, conferir notas fiscais, armazenar material de consumo, coordenar serviço de transporte, controlar conta bancária, controlar contas a pagar, contornar situações adversas, orientar a execução das rotinas administrativas, acertar contas de adiantamento, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, distribuir material de consumo, demonstrar responsabilidade, demonstrar fluência verbal e escrita, demonstrar honestidade, selecionar fornecedores, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar iniciativa, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, pedir autorização de pagamento, coordenar serviço de malote, implantar rotinas administrativas, controlar fluxo de caixa, avaliar desempenho da equipe, operar recursos de informática, elaborar relatórios, definir escala de trabalho, preparar balancete, implementar rotinas administrativas, apurar frequência ao trabalho, prestar contas, demonstrar flexibilidade, recolher impostos, treinar equipe, delegar funções, remanejar pessoal, demonstrar organização, criar rotinas administrativas, esclarecer dúvidas, dominar legislação, supervisionar cronogramas, supervisionar serviço de segurança patrimonial, triar informações, controlar verbas, receber documentos e correspondência, elaborar correspondência, divulgar informações, conferir material de consumo, solicitar compra de material de consumo, conferir documentos e correspondência, verificar estoque de material de consumo, selecionar pessoal, coordenar serviço de limpeza, gerenciar segurança do trabalho, reembolsar despesas, controlar ligações telefônicas, coordenar serviços terceirizados, analisar documentos e correspondência, elaborar comunicados, coordenar serviço de cartório, requisitar pessoal, comprar bens patrimoniais, demonstrar liderança, registrar documentos e correspondência.