CBO 4101-05 - Supervisor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores administrativos
O profissional no cargo de Supervisor administrativo CBO 4101-05 supervisiona rotinas administrativas, coordenando equipe de trabalho, controlando prestações de serviços, monitorando organização de documentos e administrando recursos financeiros, materiais de consumo e bens patrimoniais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor administrativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores administrativos CBO 4101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4101-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor administrativo
O Supervisor administrativo CBO 4101-05 cria, implanta, implementa e analisa rotinas administrativas, propondo medidas de simplificação e melhorias dos processos Orienta o cumprimento de normas e ordens de serviço.
Coordena equipe de trabalho, distribuindo serviços, delegando funções, avaliando desempenho, providenciando desenvolvimento de pessoal e remanejando funcionários de acordo com suas aptidões e seu desempenho laboral.
Administra benefícios, faz gestão da segurança no trabalho e supervisiona processos de seleção de pessoal Administra recursos financeiros, controlando verbas, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.
Supervisiona emissão e conferência de notas fiscais, prestação de contas, recolhimento de impostos, preparação de balancete e outras rotinas contábeis e financeiras Administra materiais de consumo, supervisionando controle de estoque, emissão de requisições de compra, pesquisas de preços e processos de compra, de armazenamento e de distribuição.
Administra bens patrimoniais, supervisionando a compra e a vistoria dos bens.
Controla a prestação de serviço de transporte, serviços terceirizados, serviço de limpeza, serviço de segurança patrimonial, serviço de malote e serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações Supervisiona a organização de arquivos e o registro, a classificação e a conferência de documentos e correspondências.
Elabora comunicados, documentos e relatórios.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4101-05 deve gerenciar equipe, manter rotinas financeiras, comunicar-se, organizar documentos e correspondência, coordenar serviços gerais, administrar bens patrimoniais e material de consumo, supervisionar rotinas administrativas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores administrativos esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas de empresas públicas ou privadas. São assalariados celetistas ou estatutários. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4101-05
Para ingressar nessa ocupação é exigido o ensino médio completo e três a quatro anos de experiência profissional em trabalhos administrativos.
Atividades exercidas por um Supervisor administrativo CBO 4101-05
Um Supervisor administrativo (ou sinônimo) deve controlar fundo fixo - pequeno caixa, remanejar pessoal, distribuir material de consumo, demonstrar discernimento, registrar documentos e correspondência, coordenar serviços terceirizados, classificar documentos e correspondência, definir escala de trabalho, demonstrar liderança, recolher impostos, esclarecer dúvidas, gerenciar escala de trabalho, demonstrar honestidade, controlar ligações telefônicas, demonstrar organização, prestar contas, elaborar documentos, dominar legislação, coordenar serviço de cartório, organizar arquivos, requisitar compra de material de consumo, solicitar compra de material de consumo, coordenar serviço de mensageiro, contornar situações adversas, divulgar informações, coordenar serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, mobiliário e instalações, avaliar desempenho da equipe, armazenar material de consumo, conciliar contas, selecionar pessoal, apurar frequência ao trabalho, vistoriar bens patrimoniais, pesquisar preços, criar rotinas administrativas, trabalhar em equipe, emitir notas fiscais e recibos, redigir contratos, coordenar serviço de transporte, operar recursos de informática, coordenar serviço de fotocópia, delegar funções, selecionar fornecedores, controlar fluxo de caixa, comprar material de consumo e suprimentos, analisar documentos e correspondência, demonstrar flexibilidade, demonstrar fluência verbal e escrita, gerenciar benefícios, gerenciar segurança do trabalho, comprar bens patrimoniais, implantar rotinas administrativas, controlar verbas, controlar contas a receber, requisitar pessoal, orientar a execução das rotinas administrativas, verificar estoque de material de consumo, implementar rotinas administrativas, coordenar serviço de malote, elaborar correspondência, preencher formulários, propor medidas de simplificação e melhorias das rotinas administrativas, conferir notas fiscais, pedir autorização de pagamento, triar informações, preparar balancete, receber documentos e correspondência, elaborar comunicados, supervisionar serviço de segurança patrimonial, controlar conta bancária, reembolsar despesas, coordenar serviço de limpeza, conferir material de consumo, treinar equipe, acertar contas de adiantamento, intermediar equipes, encaminhar documentos e correspondências, demonstrar responsabilidade, elaborar relatórios, instruir processos, distribuir serviços, supervisionar cronogramas, controlar contas a pagar, demonstrar iniciativa, orientar cumprimento de normas e ordens de serviço, analisar o funcionamento das rotinas administrativas, conferir documentos e correspondência.