CBO 4102-25 - Supervisor de crédito e cobrança - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle
O profissional no cargo de Supervisor de crédito e cobrança CBO 4102-25 supervisiona os serviços de crédito e cobrança Implementa rotinas de análise de pedidos de crédito, avaliando riscos e determinando garantias para concessão.
Formaliza contratos de empréstimos e financiamentos Realiza cobranças de títulos vencidos, tomando providências para que inadimplentes efetivem o pagamento Supervisiona e coordena equipe.
Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4102-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de crédito e cobrança, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle CBO 4102-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4102-25
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor de crédito e cobrança
O Supervisor de crédito e cobrança CBO 4102-25 implementa rotinas de análise de crédito e cobrança - em cumprimento a normas de controles contábil e financeiro -, podendo realizar ações para melhoria em processos Analisa risco de crédito e propõe alternativas para maximização de resultados.
Estabelece limites de crédito e determina garantias para sua concessão e renovação.
Negocia taxas de juros e apura spread de operações financeiras Analisa informações cadastrais e socioeconômicas de clientes e de novos tomadores, para conceder créditos e para formalizar contratos de empréstimos e financiamentos.
Planeja recebimentos e controla operações Realiza cobranças de títulos vencidos, solucionando pendências com áreas técnicas e comerciais e realizando acordos com clientes.
Pode enviar títulos não pagos aos cartórios ou às empresas de cobranças terceirizadas.
Pode propor ações judiciais contra inadimplentes, acompanhando processos contenciosos Gera documentos para contabilidade.
Supervisiona o trabalho da equipe, que atualiza cadastro de clientes, baixa títulos recebidos, identifica títulos não pagos e realiza outras rotinas relacionadas a crédito e cobrança.
Coordena a equipe de trabalho, planejando as atividades a realizar, distribuindo tarefas e estabelecendo prioridades Administra a equipe, identificando necessidade de contratação, controlando frequência e decidindo sobre desligamento Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe.
Elabora demonstrativos financeiros e econômicos Presta informações a auditorias internas e externas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4102-25 deve administrar processos logísticos, fechar câmbio, demonstrar competências pessoais, analisar crédito, supervisionar trabalho de equipe, elaborar orçamento, efetuar pagamentos, realizar cobrança, controlar bens patrimoniais, coordenar caixas.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle os cargos dessa família CBO trabalham em vários ramos de atividades, tais como, indústrias diversas, operadoras logísticas e atividades empresariais. Normalmente, são empregados com carteira assinada com supervisão ocasional, estando diretamente subordinados aos gerentes e possuem subordinados. No caso dos supervisores de câmbio, existe a possibilidade de trabalharem por conta própria. Executam seus trabalhos em horário diurno e em ambientes fechados.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4102-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior completo. O exercício pleno das atividades demanda, em média, de três a quatro anos de experiência na área e para algumas ocupações, curso básico de qualificação profissional de até 200 horas-aula.
Atividades exercidas por um Supervisor de crédito e cobrança CBO 4102-25
Um Supervisor de crédito e cobrança (ou sinônimo) deve controlar entrada de recursos, solucionar pendências com áreas técnicas e comerciais, pesquisar taxas bancárias, estabelecer prioridades de trabalho, demonstrar capacidade de tomar decisões, realizar cobranças de títulos em carteira, participar na elaboração de normas e manuais de procedimentos, elaborar demonstrativos financeiros e econômicos, gerar documentos para contabilidade, realizar acordos com clientes, trabalhar em equipe, monitorar cobranças bancárias, inventariar bens, negociar taxas de juros, demonstrar capacidade analítica, identificar títulos não pagos, analisar informações cadastrais do cliente, demonstrar agilidade, cobrar títulos vencidos, demonstrar objetividade, planejar recebimentos, controlar empréstimos entre empresas coligadas - mútuo, orientar execução dos trabalhos, enviar títulos aos cartórios ou empresas de cobranças terceirizadas, cadastrar clientes, demonstrar capacidade de negociação, identificar necessidade de contratação de colaboradores, demonstrar capacidade de visão holística, estabelecer limites de crédito, orientar colaboradores quanto a utilização e manutenção de equipamentos, propor ações judiciais contra inadimplentes, conciliar valores, planejar escala de férias, identificar necessidade de novos equipamentos, manter atualizado cadastro de clientes, distribuir tarefas, acompanhar processos contenciosos, motivar equipe, avaliar desempenho dos colaboradores, promover a capacitação da equipe, demonstrar liderança, decidir sobre admissão ou desligamento de colaboradores, demonstrar flexibilidade, demonstrar iniciativa, emitir borderô de cobrança, baixar títulos recebidos, decidir garantias para concessão de crédito, prever recebimentos, atender auditorias - interna e externa, planejar trabalho da equipe, administrar conflitos, suprimir créditos, consultar informações cadastrais do cliente.