CBO 4110-05 - Auxiliar de escritório - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos
O profissional no cargo de Auxiliar de escritório CBO 4110-05 executa serviços de apoio às áreas administrativas, auxiliando na execução de rotinas de escritório, controlando e organizando documentação, prestando apoio na elaboração e no encaminhamento de documentos, acompanhando processos administrativos e atendendo clientes e fornecedores Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4110-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de escritório, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Auxiliar de escritório
O Auxiliar de escritório CBO 4110-05 auxilia na execução de rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, controlando insumos utilizados em escritório, intermediando contatos, atualizando cadastros, auxiliando na organização de eventos internos e de reuniões, controlando expedição e recebimento de malotes, comunicando autorização de entrada de visitantes e acompanhando a execução de serviços gerais (limpeza, transporte e vigilância) Auxilia na execução de rotinas de apoio nas áreas financeira e de recursos humanos, examinando dados e datas, verificando documentos, prestando suporte administrativo em processos de seleção e de treinamento, atualizando informações de pessoal e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.
Controla e organiza documentação, registrando entrada e saída, distribuindo, localizando, classificando, tirando cópia, digitalizando, protocolando e arquivando documentos.
Auxilia na preparação e no encaminhamento de documentos, colaborando na elaboração de relatórios e memorandos, digitando textos e planilhas e expedindo correspondências Acompanha processos administrativos, verificando prazos estabelecidos, encaminhando protocolos internos e localizando processos.
Atende clientes e fornecedores, recepcionando-os, fornecendo-lhes informações e registrando reclamações .
Funções do cargo
O funcionário CBO 4110-05 deve preencher documentos, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, acompanhar processos administrativos, tratar documentos, prestar apoio logístico, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, demonstrar competências pessoais, preparar relatórios, formulários e planilhas.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-05
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Auxiliar de escritório CBO 4110-05
Um Auxiliar de escritório (ou sinônimo) deve demonstrar facilidade de comunicação, auxiliar na organização de eventos internos, intermediar contatos, demonstrar capacidade de organização, organizar o setor, distribuir documentos, arquivar documentos, colher assinaturas, redigir atas, contornar situações adversas, demonstrar criatividade, classificar documentos, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, encaminhar protocolos internos, tirar cópias de documentos, demonstrar capacidade de negociação, fornecer informações da empresa, digitalizar documentos, registrar a entrada e saída de documentos, trabalhar em equipe, demonstrar auto-controle, comunicar autorização de entrada de visitantes, organizar envio de brindes, conferir material solicitado, demonstrar persistência, expedir ofícios e memorandos, executar procedimentos de recrutamento e seleção, demonstrar iniciativa, demonstrar proatividade, atualizar informações, triar documentos, levantar a necessidade de material, atualizar cadastros, controlar expedição de malotes e recebimentos, demonstrar capacidade de empatia, convalidar publicação de atos, atualizar dados dos funcionários, demonstrar capacidade de observação, localizar processos administrativos, receber documentos, localizar documentos, distribuir material de expediente, registrar reclamações dos clientes, solicitar entrega de documentos, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, verificar prazos estabelecidos, dar suporte administrativo a área de treinamento, conferir dados e datas, transmitir credibilidade, verificar documentos, protocolar documentos, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, digitar textos e planilhas, elaborar correspondência, organizar reuniões, controlar material de expediente, demonstrar flexibilidade, controlar execução de serviços gerais - limpeza, transporte, vigilância, requisitar materiais.