CBO 4110-05 - Auxiliar de escritório - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos
O profissional no cargo de Auxiliar de escritório CBO 4110-05 executa serviços de apoio às áreas administrativas, auxiliando na execução de rotinas de escritório, controlando e organizando documentação, prestando apoio na elaboração e no encaminhamento de documentos, acompanhando processos administrativos e atendendo clientes e fornecedores Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4110-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de escritório, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Auxiliar de escritório
O Auxiliar de escritório CBO 4110-05 auxilia na execução de rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, controlando insumos utilizados em escritório, intermediando contatos, atualizando cadastros, auxiliando na organização de eventos internos e de reuniões, controlando expedição e recebimento de malotes, comunicando autorização de entrada de visitantes e acompanhando a execução de serviços gerais (limpeza, transporte e vigilância) Auxilia na execução de rotinas de apoio nas áreas financeira e de recursos humanos, examinando dados e datas, verificando documentos, prestando suporte administrativo em processos de seleção e de treinamento, atualizando informações de pessoal e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.
Controla e organiza documentação, registrando entrada e saída, distribuindo, localizando, classificando, tirando cópia, digitalizando, protocolando e arquivando documentos.
Auxilia na preparação e no encaminhamento de documentos, colaborando na elaboração de relatórios e memorandos, digitando textos e planilhas e expedindo correspondências Acompanha processos administrativos, verificando prazos estabelecidos, encaminhando protocolos internos e localizando processos.
Atende clientes e fornecedores, recepcionando-os, fornecendo-lhes informações e registrando reclamações .
Funções do cargo
O funcionário CBO 4110-05 deve executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, acompanhar processos administrativos, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, tratar documentos, demonstrar competências pessoais, preencher documentos, prestar apoio logístico, preparar relatórios, formulários e planilhas.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-05
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Auxiliar de escritório CBO 4110-05
Um Auxiliar de escritório (ou sinônimo) deve elaborar correspondência, executar procedimentos de recrutamento e seleção, demonstrar auto-controle, conferir dados e datas, demonstrar iniciativa, registrar reclamações dos clientes, organizar reuniões, demonstrar capacidade de observação, convalidar publicação de atos, solicitar entrega de documentos, conferir material solicitado, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar proatividade, verificar documentos, demonstrar criatividade, requisitar materiais, demonstrar persistência, distribuir material de expediente, organizar o setor, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, atualizar cadastros, trabalhar em equipe, arquivar documentos, registrar a entrada e saída de documentos, demonstrar flexibilidade, comunicar autorização de entrada de visitantes, dar suporte administrativo a área de treinamento, distribuir documentos, tirar cópias de documentos, colher assinaturas, controlar execução de serviços gerais - limpeza, transporte, vigilância, receber documentos, classificar documentos, encaminhar protocolos internos, redigir atas, transmitir credibilidade, auxiliar na organização de eventos internos, controlar expedição de malotes e recebimentos, intermediar contatos, demonstrar facilidade de comunicação, demonstrar capacidade de organização, localizar processos administrativos, digitalizar documentos, fornecer informações da empresa, atualizar informações, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, atualizar dados dos funcionários, localizar documentos, expedir ofícios e memorandos, controlar material de expediente, digitar textos e planilhas, demonstrar capacidade de negociação, protocolar documentos, organizar envio de brindes, triar documentos, levantar a necessidade de material, verificar prazos estabelecidos, contornar situações adversas.