CBO 4110-25 - Auxiliar de cartório - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos
O profissional no cargo de Auxiliar de cartório CBO 4110-25 executa serviços de apoio técnico-administrativo, realizando rotinas administrativas, controlando e organizando documentação, auxiliando na preparação de documentos, acompanhando processos, auxiliando na coleta de informações e atendendo o público Cumpre legislação, normas referentes a serviços notariais e de registro e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4110-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de cartório, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-25
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Auxiliar de cartório
O Auxiliar de cartório CBO 4110-25 realiza rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, providenciando a manutenção dos equipamentos, prestando apoio na organização de reuniões, intermediando contatos, atualizando cadastros, controlando expedição e recebimento de correspondências Controla e organiza documentação, triando, distribuindo, classificando, tirando cópia, microfilmando, digitalizando e arquivando documentos.
Auxilia na preparação de documentos, preenchendo formulários e cadastros, conferindo dados e assinaturas para autenticação de documentos e elaborando minutas de correspondência.
Presta apoio operacional na elaboração de relatórios administrativos e de escrituras de compra e venda de bens imóveis Acompanha processos, efetuando o registro de entrada e saída de documentos, verificando prazos estabelecidos, submetendo documentos a análise e parecer de superiores, encaminhando protocolos internos e expedindo ofícios e memorandos.
Colhe assinaturas em documentos e processos Auxilia na coleta de informações em bancos de dados e na Internet, elabora planilhas de cálculos e confere dados.
Atende o público, prestando informações e registrando solicitações e reclamações.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4110-25 deve atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, demonstrar competências pessoais, tratar documentos, preparar relatórios, formulários e planilhas, preencher documentos, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, prestar apoio logístico, acompanhar processos administrativos.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-25
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Auxiliar de cartório CBO 4110-25
Um Auxiliar de cartório (ou sinônimo) deve registrar a entrada e saída de documentos, efetuar cálculos, transmitir credibilidade, expedir ofícios e memorandos, elaborar correspondência, requisitar materiais, demonstrar persistência, registrar reclamações dos clientes, redigir atas, localizar processos administrativos, convalidar publicação de atos, coletar dados, digitar textos e planilhas, triar documentos, solicitar compra de materiais, demonstrar proatividade, atualizar dados de planejamento, providenciar devolução de material fora de especificação, levantar a necessidade de material, verificar documentos, preparar minutas, verificar prazos estabelecidos, conferir material solicitado, distribuir documentos, demonstrar capacidade de empatia, contornar situações adversas, distribuir material de expediente, fornecer informações sobre produtos e serviços, demonstrar capacidade de negociação, arquivar documentos, classificar documentos, orientar funcionários sobre direitos e deveres, preencher formulários e/ou cadastros, controlar material de expediente, demonstrar criatividade, demonstrar iniciativa, encaminhar protocolos internos, demonstrar capacidade de organização, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, demonstrar auto-controle, trabalhar em equipe, identificar irregularidades nos documentos, identificar natureza das solicitações dos clientes, conferir dados e datas, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, demonstrar flexibilidade, demonstrar facilidade de comunicação, atualizar cadastros, submeter pareceres, demonstrar capacidade de observação.