CBO 4110-25 - Auxiliar de cartório - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos
O profissional no cargo de Auxiliar de cartório CBO 4110-25 executa serviços de apoio técnico-administrativo, realizando rotinas administrativas, controlando e organizando documentação, auxiliando na preparação de documentos, acompanhando processos, auxiliando na coleta de informações e atendendo o público Cumpre legislação, normas referentes a serviços notariais e de registro e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4110-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de cartório, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-25
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Auxiliar de cartório
O Auxiliar de cartório CBO 4110-25 realiza rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, providenciando a manutenção dos equipamentos, prestando apoio na organização de reuniões, intermediando contatos, atualizando cadastros, controlando expedição e recebimento de correspondências Controla e organiza documentação, triando, distribuindo, classificando, tirando cópia, microfilmando, digitalizando e arquivando documentos.
Auxilia na preparação de documentos, preenchendo formulários e cadastros, conferindo dados e assinaturas para autenticação de documentos e elaborando minutas de correspondência.
Presta apoio operacional na elaboração de relatórios administrativos e de escrituras de compra e venda de bens imóveis Acompanha processos, efetuando o registro de entrada e saída de documentos, verificando prazos estabelecidos, submetendo documentos a análise e parecer de superiores, encaminhando protocolos internos e expedindo ofícios e memorandos.
Colhe assinaturas em documentos e processos Auxilia na coleta de informações em bancos de dados e na Internet, elabora planilhas de cálculos e confere dados.
Atende o público, prestando informações e registrando solicitações e reclamações.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4110-25 deve preparar relatórios, formulários e planilhas, tratar documentos, preencher documentos, prestar apoio logístico, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, demonstrar competências pessoais, acompanhar processos administrativos, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-25
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Auxiliar de cartório CBO 4110-25
Um Auxiliar de cartório (ou sinônimo) deve conferir dados e datas, convalidar publicação de atos, demonstrar capacidade de organização, trabalhar em equipe, verificar prazos estabelecidos, demonstrar auto-controle, arquivar documentos, demonstrar facilidade de comunicação, expedir ofícios e memorandos, demonstrar proatividade, controlar material de expediente, demonstrar capacidade de empatia, submeter pareceres, efetuar cálculos, preparar minutas, registrar a entrada e saída de documentos, registrar reclamações dos clientes, verificar documentos, identificar irregularidades nos documentos, demonstrar capacidade de negociação, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, fornecer informações sobre produtos e serviços, preencher formulários e/ou cadastros, requisitar materiais, localizar processos administrativos, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, demonstrar iniciativa, demonstrar persistência, demonstrar capacidade de observação, classificar documentos, contornar situações adversas, conferir material solicitado, identificar natureza das solicitações dos clientes, redigir atas, atualizar dados de planejamento, levantar a necessidade de material, coletar dados, demonstrar flexibilidade, solicitar compra de materiais, transmitir credibilidade, demonstrar criatividade, encaminhar protocolos internos, atualizar cadastros, elaborar correspondência, distribuir material de expediente, triar documentos, digitar textos e planilhas, orientar funcionários sobre direitos e deveres, distribuir documentos, providenciar devolução de material fora de especificação.