CBO 4110-25 - Auxiliar de cartório - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos
O profissional no cargo de Auxiliar de cartório CBO 4110-25 executa serviços de apoio técnico-administrativo, realizando rotinas administrativas, controlando e organizando documentação, auxiliando na preparação de documentos, acompanhando processos, auxiliando na coleta de informações e atendendo o público Cumpre legislação, normas referentes a serviços notariais e de registro e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4110-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de cartório, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-25
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Auxiliar de cartório
O Auxiliar de cartório CBO 4110-25 realiza rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, providenciando a manutenção dos equipamentos, prestando apoio na organização de reuniões, intermediando contatos, atualizando cadastros, controlando expedição e recebimento de correspondências Controla e organiza documentação, triando, distribuindo, classificando, tirando cópia, microfilmando, digitalizando e arquivando documentos.
Auxilia na preparação de documentos, preenchendo formulários e cadastros, conferindo dados e assinaturas para autenticação de documentos e elaborando minutas de correspondência.
Presta apoio operacional na elaboração de relatórios administrativos e de escrituras de compra e venda de bens imóveis Acompanha processos, efetuando o registro de entrada e saída de documentos, verificando prazos estabelecidos, submetendo documentos a análise e parecer de superiores, encaminhando protocolos internos e expedindo ofícios e memorandos.
Colhe assinaturas em documentos e processos Auxilia na coleta de informações em bancos de dados e na Internet, elabora planilhas de cálculos e confere dados.
Atende o público, prestando informações e registrando solicitações e reclamações.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4110-25 deve executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, tratar documentos, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, preparar relatórios, formulários e planilhas, preencher documentos, prestar apoio logístico, acompanhar processos administrativos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-25
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Auxiliar de cartório CBO 4110-25
Um Auxiliar de cartório (ou sinônimo) deve registrar reclamações dos clientes, demonstrar iniciativa, classificar documentos, arquivar documentos, expedir ofícios e memorandos, encaminhar protocolos internos, registrar a entrada e saída de documentos, coletar dados, demonstrar auto-controle, localizar processos administrativos, providenciar devolução de material fora de especificação, requisitar materiais, orientar funcionários sobre direitos e deveres, atualizar cadastros, triar documentos, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de negociação, submeter pareceres, convalidar publicação de atos, preencher formulários e/ou cadastros, transmitir credibilidade, demonstrar proatividade, identificar natureza das solicitações dos clientes, identificar irregularidades nos documentos, distribuir documentos, demonstrar capacidade de observação, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, efetuar cálculos, contornar situações adversas, atualizar dados de planejamento, preparar minutas, conferir dados e datas, redigir atas, demonstrar persistência, elaborar correspondência, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, solicitar compra de materiais, trabalhar em equipe, distribuir material de expediente, controlar material de expediente, demonstrar flexibilidade, demonstrar criatividade, verificar prazos estabelecidos, digitar textos e planilhas, conferir material solicitado, fornecer informações sobre produtos e serviços, levantar a necessidade de material, demonstrar facilidade de comunicação, verificar documentos.