CBO 4110-30 - Auxiliar de pessoal - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos
O profissional no cargo de Auxiliar de pessoal CBO 4110-30 executa serviços de apoio administrativo à área de pessoal, inserindo dados nos sistemas, apoiando a elaboração da folha de pagamento, auxiliando na organização e na realização de treinamentos e eventos, controlando documentação, auxiliando na preparação de documentos, acompanhando processos administrativos e pesquisando informações Providencia aquisição de material e manutenção de equipamentos para o trabalho.
Presta informações para pessoas autorizadas Cumpre legislação, princípio de sigilo profissional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4110-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de pessoal, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-30
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Auxiliar de pessoal
O Auxiliar de pessoal CBO 4110-30 insere, nos sistemas, dados de rotinas de recrutamento, seleção, admissão, remuneração, frequência, benefícios e demissão Atualiza os dados, sempre que necessário.
Presta apoio na elaboração da folha de pagamento.
Prepara crachás e cartões de identificação, que permitem o acesso do trabalhador nas dependências de trabalho Auxilia na organização e na realização de treinamentos e eventos da área de pessoal, providenciando material e fazendo os registros necessários.
Controla documentação, triando, classificando e organizando documentos da área de pessoal Protocola, arquiva e digitaliza documentos funcionais.
Auxilia na preparação de documentos, digitando textos e planilhas, conferindo informações, preenchendo formulários, prestando apoio operacional para elaboração de manuais técnicos e auxiliando na elaboração de relatórios gerenciais e legais.
Acompanha processos administrativos, verificando prazos estabelecidos, encaminhando protocolos internos, localizando processos e expedindo ofícios e memorandos Realiza pesquisas para encontrar as informações necessárias para a área, usando fontes como a Internet.
Requisita aquisição de recursos materiais para o trabalho e providencia manutenção de equipamentos.
Opera sistema de correio eletrônico Fornece informações para pessoas autorizadas, internamente ou de outras organizações.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4110-30 deve acompanhar processos administrativos, prestar apoio logístico, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, preparar relatórios, formulários e planilhas, tratar documentos, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, preencher documentos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-30
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Auxiliar de pessoal CBO 4110-30
Um Auxiliar de pessoal (ou sinônimo) deve contornar situações adversas, conferir dados e datas, expedir ofícios e memorandos, controlar material de expediente, elaborar correspondência, dar suporte administrativo a área de treinamento, registrar reclamações dos clientes, demonstrar capacidade de empatia, controlar frequência dos funcionários, efetuar cálculos, demonstrar proatividade, verificar prazos estabelecidos, demonstrar iniciativa, identificar natureza das solicitações dos clientes, levantar a necessidade de material, identificar irregularidades nos documentos, atualizar dados dos funcionários, digitar textos e planilhas, arquivar documentos, providenciar devolução de material fora de especificação, executar rotinas de admissão de pessoal, encaminhar protocolos internos, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, demonstrar auto-controle, solicitar compra de materiais, localizar processos administrativos, demonstrar criatividade, requisitar materiais, submeter pareceres, fornecer informações sobre produtos e serviços, preparar minutas, trabalhar em equipe, atualizar cadastros, controlar recepção e distribuição de benefícios - vale transporte etc., redigir atas, coletar dados, convalidar publicação de atos, demonstrar persistência, atualizar dados de planejamento, executar rotinas de demissão de pessoal, verificar documentos, triar documentos, demonstrar capacidade de negociação, distribuir material de expediente, classificar documentos, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, orientar funcionários sobre direitos e deveres, demonstrar capacidade de organização, preencher formulários e/ou cadastros, conferir material solicitado, demonstrar facilidade de comunicação, executar procedimentos de recrutamento e seleção, distribuir documentos, demonstrar flexibilidade, auxiliar na elaboração da folha de pagamento, demonstrar capacidade de observação, transmitir credibilidade, registrar a entrada e saída de documentos.