CBO 4110-50 - Agente de microcrédito - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos
O profissional no cargo de Agente de microcrédito CBO 4110-50 promove a formalização de contratos para concessão de microcrédito a empreendedores Prospecta novos clientes, prestando informações sobre operações de microcrédito.
Analisa as condições socioeconômicas do empreendedor e a viabilidade econômico-financeira do empreendimento Após a formalização do contrato, acompanha a aplicação dos recursos Classifica e organiza documentos, dados e informações.
Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4110-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Agente de microcrédito, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-50 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-50
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Agente de microcrédito
O Agente de microcrédito CBO 4110-50 prospecta novos clientes nas comunidades, mapeando área, estabelecendo roteiro de visitas, ministrando palestras e organizando eventos para divulgar programas de microcrédito Identifica possíveis parceiros na comunidade e em arranjos produtivos locais.
Presta informações detalhadas e esclarece dúvidas sobre operações de microcrédito.
Levanta informações socioeconômicas dos empreendedores interessados Verifica a destinação do crédito, analisando a viabilidade econômico-financeira do empreendimento.
Solicita documentos e coleta referências pessoais Define condições de crédito, em relação a valor, prazo e garantia.
Pode elaborar ou negociar contratos.
Após a formalização do contrato, acompanha a aplicação dos recursos e o desenvolvimento do negócio Pode orientar quanto aos procedimentos de gestão e sobre as práticas básicas para administração dos recursos e do negócio.
Monitora o pagamento do empréstimo, cobrando parcelas vencidas e renegociando dívidas.
Propõe renovação de crédito Controla a documentação, registrando a entrada e a saída, classificando, organizando e arquivando documentos cadastrais de clientes Identifica irregularidades nos documentos.
Registra reclamações dos clientes Elabora planilhas de cálculos, digita textos, preenche formulários e atualiza cadastros Elabora relatórios periódicos à instituição financeira.
Insere e atualiza informações e arquivos digitais em sistemas informatizados Acompanha índices econômicos e financeiros.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4110-50 deve acompanhar processos administrativos, demonstrar competências pessoais, preparar relatórios, formulários e planilhas, acompanhar desempenho do empreendimento, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, prospectar clientes/ doadores, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, tratar documentos, preencher documentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-50
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Agente de microcrédito CBO 4110-50
Um Agente de microcrédito (ou sinônimo) deve realizar reuniões com clientes - proposta, concessão, cobrança, capacitar clientes, visitar comunidade - comércio, serviços, residências, atualizar cadastros, demonstrar capacidade de negociação, renegociar dívida, demonstrar iniciativa, elaborar planilhas de cálculos, preencher formulários e/ou cadastros, expedir ofícios e memorandos, arquivar documentos, analisar viabilidade econômico-financeira do empreendimento, mapear área de atuação, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, verificar documentos, divulgar programa de microcrédito, apurar veracidade das informações colhidas em campo, verificar prazos estabelecidos, coletar referências pessoais, definir condições de crédito - valor, prazo, garantia, solicitar documentos, participar do comitê de crédito, realizar pesquisa cadastral, conferir dados e datas, fazer levantamento socioeconômico do cliente e/ou doador, elaborar listas de clientes potenciais, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, ministrar palestras informativas, registrar reclamações dos clientes, atualizar dados de planejamento, identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, contornar situações adversas, programar eventos, identificar natureza das solicitações dos clientes, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, organizar eventos, cobrar parcelas vencidas, contactar clientes em potencial - telemarketing, coletar dados, demonstrar proatividade, demonstrar capacidade de organização, demonstrar facilidade de comunicação, demonstrar flexibilidade, estabelecer roteiro de visitas, orientar procedimentos de gestão, emitir notificações, realizar cobrança preventiva, solicitar negativação do cpf - spc, serasa, etc., demonstrar capacidade de observação, capacitar pessoal, fornecer informações sobre produtos e serviços, esclarecer dúvidas, redigir atas, propor renovação de crédito, demonstrar persistência, verificar índices econômicos e financeiros, identificar parceiros na comunidade, elaborar correspondência, conferir bens dados em garantia, demonstrar auto-controle, registrar a entrada e saída de documentos, visitar orgãos e instituições, demonstrar criatividade, transmitir credibilidade, verificar destinação do crédito, identificar irregularidades nos documentos, digitar textos e planilhas, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de empatia, submeter pareceres, efetuar cálculos.