CBO 4110-50 - Agente de microcrédito - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos
O profissional no cargo de Agente de microcrédito CBO 4110-50 promove a formalização de contratos para concessão de microcrédito a empreendedores Prospecta novos clientes, prestando informações sobre operações de microcrédito.
Analisa as condições socioeconômicas do empreendedor e a viabilidade econômico-financeira do empreendimento Após a formalização do contrato, acompanha a aplicação dos recursos Classifica e organiza documentos, dados e informações.
Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4110-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Agente de microcrédito, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-50 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-50
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Agente de microcrédito
O Agente de microcrédito CBO 4110-50 prospecta novos clientes nas comunidades, mapeando área, estabelecendo roteiro de visitas, ministrando palestras e organizando eventos para divulgar programas de microcrédito Identifica possíveis parceiros na comunidade e em arranjos produtivos locais.
Presta informações detalhadas e esclarece dúvidas sobre operações de microcrédito.
Levanta informações socioeconômicas dos empreendedores interessados Verifica a destinação do crédito, analisando a viabilidade econômico-financeira do empreendimento.
Solicita documentos e coleta referências pessoais Define condições de crédito, em relação a valor, prazo e garantia.
Pode elaborar ou negociar contratos.
Após a formalização do contrato, acompanha a aplicação dos recursos e o desenvolvimento do negócio Pode orientar quanto aos procedimentos de gestão e sobre as práticas básicas para administração dos recursos e do negócio.
Monitora o pagamento do empréstimo, cobrando parcelas vencidas e renegociando dívidas.
Propõe renovação de crédito Controla a documentação, registrando a entrada e a saída, classificando, organizando e arquivando documentos cadastrais de clientes Identifica irregularidades nos documentos.
Registra reclamações dos clientes Elabora planilhas de cálculos, digita textos, preenche formulários e atualiza cadastros Elabora relatórios periódicos à instituição financeira.
Insere e atualiza informações e arquivos digitais em sistemas informatizados Acompanha índices econômicos e financeiros.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4110-50 deve prospectar clientes/ doadores, preencher documentos, demonstrar competências pessoais, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, acompanhar processos administrativos, preparar relatórios, formulários e planilhas, acompanhar desempenho do empreendimento, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, tratar documentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-50
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Agente de microcrédito CBO 4110-50
Um Agente de microcrédito (ou sinônimo) deve analisar viabilidade econômico-financeira do empreendimento, cobrar parcelas vencidas, visitar comunidade - comércio, serviços, residências, realizar reuniões com clientes - proposta, concessão, cobrança, participar do comitê de crédito, verificar documentos, capacitar pessoal, demonstrar flexibilidade, elaborar listas de clientes potenciais, demonstrar criatividade, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, arquivar documentos, visitar orgãos e instituições, divulgar programa de microcrédito, coletar referências pessoais, orientar procedimentos de gestão, registrar a entrada e saída de documentos, elaborar correspondência, esclarecer dúvidas, renegociar dívida, transmitir credibilidade, conferir dados e datas, identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, demonstrar capacidade de observação, ministrar palestras informativas, elaborar planilhas de cálculos, atualizar cadastros, expedir ofícios e memorandos, demonstrar auto-controle, apurar veracidade das informações colhidas em campo, demonstrar capacidade de organização, solicitar documentos, digitar textos e planilhas, demonstrar capacidade de negociação, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, atualizar dados de planejamento, capacitar clientes, emitir notificações, demonstrar persistência, programar eventos, organizar eventos, demonstrar facilidade de comunicação, solicitar negativação do cpf - spc, serasa, etc., verificar índices econômicos e financeiros, redigir atas, mapear área de atuação, identificar irregularidades nos documentos, preencher formulários e/ou cadastros, contactar clientes em potencial - telemarketing, identificar parceiros na comunidade, estabelecer roteiro de visitas, fornecer informações sobre produtos e serviços, demonstrar capacidade de empatia, realizar cobrança preventiva, verificar prazos estabelecidos, propor renovação de crédito, conferir bens dados em garantia, submeter pareceres, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, contornar situações adversas, identificar natureza das solicitações dos clientes, verificar destinação do crédito, demonstrar proatividade, realizar pesquisa cadastral, demonstrar iniciativa, coletar dados, efetuar cálculos, definir condições de crédito - valor, prazo, garantia, fazer levantamento socioeconômico do cliente e/ou doador, registrar reclamações dos clientes.