CBO 4110-50 - Agente de microcrédito - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos
O profissional no cargo de Agente de microcrédito CBO 4110-50 promove a formalização de contratos para concessão de microcrédito a empreendedores Prospecta novos clientes, prestando informações sobre operações de microcrédito.
Analisa as condições socioeconômicas do empreendedor e a viabilidade econômico-financeira do empreendimento Após a formalização do contrato, acompanha a aplicação dos recursos Classifica e organiza documentos, dados e informações.
Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4110-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Agente de microcrédito, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-50 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-50
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Agente de microcrédito
O Agente de microcrédito CBO 4110-50 prospecta novos clientes nas comunidades, mapeando área, estabelecendo roteiro de visitas, ministrando palestras e organizando eventos para divulgar programas de microcrédito Identifica possíveis parceiros na comunidade e em arranjos produtivos locais.
Presta informações detalhadas e esclarece dúvidas sobre operações de microcrédito.
Levanta informações socioeconômicas dos empreendedores interessados Verifica a destinação do crédito, analisando a viabilidade econômico-financeira do empreendimento.
Solicita documentos e coleta referências pessoais Define condições de crédito, em relação a valor, prazo e garantia.
Pode elaborar ou negociar contratos.
Após a formalização do contrato, acompanha a aplicação dos recursos e o desenvolvimento do negócio Pode orientar quanto aos procedimentos de gestão e sobre as práticas básicas para administração dos recursos e do negócio.
Monitora o pagamento do empréstimo, cobrando parcelas vencidas e renegociando dívidas.
Propõe renovação de crédito Controla a documentação, registrando a entrada e a saída, classificando, organizando e arquivando documentos cadastrais de clientes Identifica irregularidades nos documentos.
Registra reclamações dos clientes Elabora planilhas de cálculos, digita textos, preenche formulários e atualiza cadastros Elabora relatórios periódicos à instituição financeira.
Insere e atualiza informações e arquivos digitais em sistemas informatizados Acompanha índices econômicos e financeiros.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4110-50 deve preparar relatórios, formulários e planilhas, prospectar clientes/ doadores, tratar documentos, acompanhar processos administrativos, preencher documentos, demonstrar competências pessoais, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, acompanhar desempenho do empreendimento.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-50
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Agente de microcrédito CBO 4110-50
Um Agente de microcrédito (ou sinônimo) deve atualizar cadastros, renegociar dívida, verificar destinação do crédito, demonstrar auto-controle, efetuar cálculos, fazer levantamento socioeconômico do cliente e/ou doador, conferir bens dados em garantia, capacitar clientes, registrar reclamações dos clientes, identificar natureza das solicitações dos clientes, esclarecer dúvidas, cobrar parcelas vencidas, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, demonstrar criatividade, participar do comitê de crédito, definir condições de crédito - valor, prazo, garantia, registrar a entrada e saída de documentos, identificar irregularidades nos documentos, contactar clientes em potencial - telemarketing, realizar pesquisa cadastral, transmitir credibilidade, coletar dados, orientar procedimentos de gestão, apurar veracidade das informações colhidas em campo, preencher formulários e/ou cadastros, mapear área de atuação, trabalhar em equipe, organizar eventos, elaborar correspondência, atualizar dados de planejamento, capacitar pessoal, elaborar listas de clientes potenciais, solicitar negativação do cpf - spc, serasa, etc., realizar reuniões com clientes - proposta, concessão, cobrança, fornecer informações sobre produtos e serviços, visitar orgãos e instituições, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, verificar índices econômicos e financeiros, elaborar planilhas de cálculos, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, demonstrar flexibilidade, divulgar programa de microcrédito, estabelecer roteiro de visitas, coletar referências pessoais, demonstrar capacidade de organização, ministrar palestras informativas, contornar situações adversas, demonstrar facilidade de comunicação, realizar cobrança preventiva, redigir atas, demonstrar capacidade de observação, verificar documentos, programar eventos, demonstrar iniciativa, emitir notificações, digitar textos e planilhas, visitar comunidade - comércio, serviços, residências, propor renovação de crédito, identificar parceiros na comunidade, demonstrar capacidade de empatia, conferir dados e datas, demonstrar capacidade de negociação, verificar prazos estabelecidos, analisar viabilidade econômico-financeira do empreendimento, expedir ofícios e memorandos, arquivar documentos, submeter pareceres, demonstrar persistência, demonstrar proatividade, solicitar documentos.