CBO 4110-50 - Agente de microcrédito - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos
O profissional no cargo de Agente de microcrédito CBO 4110-50 promove a formalização de contratos para concessão de microcrédito a empreendedores Prospecta novos clientes, prestando informações sobre operações de microcrédito.
Analisa as condições socioeconômicas do empreendedor e a viabilidade econômico-financeira do empreendimento Após a formalização do contrato, acompanha a aplicação dos recursos Classifica e organiza documentos, dados e informações.
Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4110-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Agente de microcrédito, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-50 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-50
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Agente de microcrédito
O Agente de microcrédito CBO 4110-50 prospecta novos clientes nas comunidades, mapeando área, estabelecendo roteiro de visitas, ministrando palestras e organizando eventos para divulgar programas de microcrédito Identifica possíveis parceiros na comunidade e em arranjos produtivos locais.
Presta informações detalhadas e esclarece dúvidas sobre operações de microcrédito.
Levanta informações socioeconômicas dos empreendedores interessados Verifica a destinação do crédito, analisando a viabilidade econômico-financeira do empreendimento.
Solicita documentos e coleta referências pessoais Define condições de crédito, em relação a valor, prazo e garantia.
Pode elaborar ou negociar contratos.
Após a formalização do contrato, acompanha a aplicação dos recursos e o desenvolvimento do negócio Pode orientar quanto aos procedimentos de gestão e sobre as práticas básicas para administração dos recursos e do negócio.
Monitora o pagamento do empréstimo, cobrando parcelas vencidas e renegociando dívidas.
Propõe renovação de crédito Controla a documentação, registrando a entrada e a saída, classificando, organizando e arquivando documentos cadastrais de clientes Identifica irregularidades nos documentos.
Registra reclamações dos clientes Elabora planilhas de cálculos, digita textos, preenche formulários e atualiza cadastros Elabora relatórios periódicos à instituição financeira.
Insere e atualiza informações e arquivos digitais em sistemas informatizados Acompanha índices econômicos e financeiros.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4110-50 deve acompanhar processos administrativos, preencher documentos, demonstrar competências pessoais, preparar relatórios, formulários e planilhas, tratar documentos, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, acompanhar desempenho do empreendimento, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, prospectar clientes/ doadores.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-50
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Agente de microcrédito CBO 4110-50
Um Agente de microcrédito (ou sinônimo) deve conferir bens dados em garantia, analisar viabilidade econômico-financeira do empreendimento, apurar veracidade das informações colhidas em campo, registrar a entrada e saída de documentos, verificar destinação do crédito, mapear área de atuação, expedir ofícios e memorandos, solicitar documentos, coletar dados, coletar referências pessoais, demonstrar facilidade de comunicação, realizar reuniões com clientes - proposta, concessão, cobrança, digitar textos e planilhas, demonstrar persistência, verificar prazos estabelecidos, transmitir credibilidade, registrar reclamações dos clientes, demonstrar proatividade, identificar parceiros na comunidade, emitir notificações, atualizar cadastros, organizar eventos, solicitar negativação do cpf - spc, serasa, etc., verificar índices econômicos e financeiros, demonstrar flexibilidade, elaborar planilhas de cálculos, ministrar palestras informativas, capacitar clientes, esclarecer dúvidas, renegociar dívida, demonstrar iniciativa, fornecer informações sobre produtos e serviços, propor renovação de crédito, demonstrar auto-controle, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, fazer levantamento socioeconômico do cliente e/ou doador, identificar irregularidades nos documentos, identificar natureza das solicitações dos clientes, orientar procedimentos de gestão, contactar clientes em potencial - telemarketing, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar capacidade de negociação, divulgar programa de microcrédito, realizar cobrança preventiva, participar do comitê de crédito, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, definir condições de crédito - valor, prazo, garantia, cobrar parcelas vencidas, conferir dados e datas, visitar orgãos e instituições, trabalhar em equipe, elaborar correspondência, contornar situações adversas, preencher formulários e/ou cadastros, arquivar documentos, demonstrar capacidade de organização, efetuar cálculos, atualizar dados de planejamento, redigir atas, visitar comunidade - comércio, serviços, residências, capacitar pessoal, submeter pareceres, estabelecer roteiro de visitas, elaborar listas de clientes potenciais, verificar documentos, demonstrar criatividade, realizar pesquisa cadastral, programar eventos, demonstrar capacidade de observação.