CBO 4110-55 - Captador de recursos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos

O profissional no cargo de Captador de recursos CBO 4110-55 planeja, prepara, executa e controla atividades relacionadas à captação de recursos para financiamento de projetos sociais, desenvolvidos por organização do terceiro setor Elabora plano de trabalho, mapeando área de atuação, prospectando possíveis fontes de recursos, e selecionando estratégias de ação.

Prepara documentos e materiais para divulgação da organização, dos projetos sociais e da arrecadação de recursos Realiza as ações previstas no plano de trabalho Prepara as áreas administrativa e financeira da organização para recebimento e destinação dos recursos arrecadados.

Elabora relatórios Organiza arquivos de documentos físicos e digitais Cria banco de dados em sistema informatizado.

Pode promover programas de capacitação da equipe de trabalho Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4110-55 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Captador de recursos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-55 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-55

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
      • Escriturários.

O que faz um Captador de recursos

O Captador de recursos CBO 4110-55 planeja atividades de captação de recursos a partir da análise de objetivos e metas de organização do terceiro setor e de seus projetos sociais Realiza cálculo de recursos a serem captados, em prazo predefinido.

Elabora plano de trabalho que maximize o volume de recursos arrecadados e minimize os custos da arrecadação.

Prospecta possíveis fontes de recursos, mapeando área de atuação e identificando possíveis parceiros Faz rol das estratégias para divulgar a organização e os projetos sociais - tais como visitas a órgãos e instituições, envio de mensagens em redes sociais, programação e organização de eventos, e realização de palestras informativas -, analisando a adequação de cada uma à área de atuação.

Estabelece prazos para execução das ações Elabora documentos e materiais para divulgação da organização, dos seus projetos sociais e da arrecadação de recursos.

Prepara apresentações, comunicados à imprensa e outros materiais promocionais sobre a missão, os objetivos e as atividades da organização para a qual busca fundos.

Redige correspondências, elabora mensagens e compila ou desenvolve materiais para divulgação dos projetos sociais, da captação de recursos e das formas estabelecidas para aplicação dos valores arrecadados Pode, quando for o caso, prestar informações sobre as vantagens fiscais de doações.

Realiza as ações previstas no plano de trabalho.

Estabelece roteiro e faz visitas a órgãos e instituições Promove eventos e ministra palestras informativas Envia mensagens, correspondências e materiais informativos.

Prepara as áreas administrativa e financeira da organização para recebimento dos recursos arrecadados e para sua destinação às finalidades estabelecidas nos projetos sociais Discute, com representantes das áreas, mecanismos para controle de recursos arrecadados e aplicados Monitora a conferência de notas fiscais, faturas e outros documentos comprobatórios do uso dos recursos.

Auxilia no controle das rotinas de pessoal, registrando horas trabalhadas nas atividades externas de captação de recursos Pode promover programas de capacitação da equipe.

Elabora relatórios referentes aos resultados da arrecadação e da aplicação de recursos, coletando dados, efetuando cálculos com uso de planilhas eletrônicas, analisando as informações e apresentando a avaliação de erros e acertos nos processos de captação Participa de reuniões com outras organizações do terceiro setor, para identificar novas oportunidades de arrecadação, como editais, eventos, e levantamento de novas ideias para atuação Organiza, classifica e arquiva documentos - físicos e digitais - referentes ao processo de captação e mobilização de recursos.

Cria banco em sistema informatizado, inserindo cadastro de potenciais parceiros, controle de valores arrecadados, entre outros dados.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4110-55 deve tratar documentos, prospectar clientes/ doadores, preencher documentos, prestar apoio logístico, acompanhar processos administrativos, preparar relatórios, formulários e planilhas, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-55

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.

Atividades exercidas por um Captador de recursos CBO 4110-55

Um Captador de recursos (ou sinônimo) deve conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, elaborar correspondência, mapear área de atuação, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de organização, coletar dados, demonstrar capacidade de empatia, atualizar informações, realizar prestação de contas, verificar documentos, demonstrar flexibilidade, ministrar palestras informativas, contornar situações adversas, demonstrar iniciativa, distribuir documentos, elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas, elaborar planilhas de cálculos, verificar prazos estabelecidos, intermediar contatos, efetuar cálculos, preparar minutas, classificar documentos, capacitar pessoal, triar documentos, programar eventos, digitar textos e planilhas, identificar irregularidades nos documentos, organizar reuniões, organizar envio de brindes, registrar a entrada e saída de documentos, atualizar dados de planejamento, demonstrar capacidade de negociação, transmitir credibilidade, demonstrar facilidade de comunicação, ajustar contratos, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, identificar parceiros na comunidade, colher assinaturas, atualizar cadastros, organizar eventos, auxiliar no controle de pessoal - afastamentos, férias, horas extras..., elaborar listas de clientes potenciais, trabalhar em equipe, estabelecer roteiro de visitas, conferir dados e datas, demonstrar persistência, demonstrar capacidade de observação, acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas, demonstrar auto-controle, demonstrar proatividade, visitar orgãos e instituições, preencher formulários e/ou cadastros, localizar documentos.

Cargos e salários CBO 4110-55 - Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Salário Captador de Recursos

Captador de Recursos: Brasil

O profissional no cargo de Captador de Recursos CBO 4110-55 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.219 e 4.448 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.177 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-55.