CBO 4121-20 - Supervisor de digitação e operação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de equipamentos de entrada e transmissão de dados
O profissional no cargo de Supervisor de digitação e operação CBO 4121-20 planeja e supervisiona os serviços de entrada e transmissão de dados, padronizando instruções e procedimentos técnicos, organizando a rotina dos serviços, verificando o cumprimento do cronograma e identificando as necessidades de clientes Encaminha requisições de recursos materiais e de manutenção de equipamentos.
Supervisiona a equipe de trabalho, avaliando seu desempenho, programando capacitação e participando da administração de pessoal Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4121-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de equipamentos de entrada e transmissão de dados que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de digitação e operação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de equipamentos de entrada e transmissão de dados CBO 4121-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4121-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de equipamentos de entrada e transmissão de dados.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor de digitação e operação
O Supervisor de digitação e operação CBO 4121-20 fornece suporte à equipe de trabalho, padronizando instruções e procedimentos técnicos Organiza a rotina dos serviços, verificando estado de funcionamento dos equipamentos, distribuindo tarefas, orientando os serviços a serem executados, solucionando problemas de textos e dados ilegíveis e definindo prioridades.
Administra a execução dos serviços de entrada e de transmissão de dados, verificando o cumprimento do cronograma de trabalhos.
Faz revisões e determina o arquivamento de documentos Sugere melhorias nos processos de trabalho.
Identifica as necessidades de clientes internos e externos e comunica as demandas às equipes de trabalho Presta suporte técnico ao cliente, propondo alternativas para execução do serviço.
Pode negociar com o cliente externo, dimensionando recursos necessários, estimando prazo e apresentando orçamento do serviço.
Monitora a disponibilidade de recursos para execução dos serviços da equipe, encaminhando requisições de material e de apoio técnico para manutenção dos equipamentos Coordena equipe de trabalho, monitorando a execução dos serviços, mapeando erros e analisando relatórios estatísticos de produtividade.
Avalia desempenho da equipe e programa cursos de aperfeiçoamento e atualização profissional.
Participa da administração de pessoal, controlando faltas, férias, promoções, admissões e demissões Participa da gestão da segurança no trabalho Relata informações de um turno para o próximo.
Preenche planilha de produção Comunica, aos superiores, a necessidade de adequação no ambiente de trabalho .
Funções do cargo
O funcionário CBO 4121-20 deve realizar entrada e transmissão de dados, organizar rotina de serviços de entrada de dados, supervisionar trabalho e equipe, atender necessidades do cliente interno e externo, negociar serviço com cliente, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de equipamentos de entrada e transmissão de dados trabalham em serviços de apoio administrativo nos mais variados ramos de atividade, em serviços de informática e de correio. São assalariados, com carteira assinada, exceto o digitador que pode trabalhar por conta-própria. Atuam de forma individual e em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado e em sistema de rodízio de turnos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4121-20
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de ensino médio e curso básico de profissionalização de até duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre com menos de um ano de experiência e no caso de supervisor, após dois anos.
Atividades exercidas por um Supervisor de digitação e operação CBO 4121-20
Um Supervisor de digitação e operação (ou sinônimo) deve preservar integridade dos dados, guardar material de expediente, corrigir erro de digitação, preencher planilha de produção, trabalhar com ética profissional, entrar dados por digitação e datilografia, distribuir tarefas, apresentar acuidade visual, acompanhar desenvolvimento do serviço da equipe - monitorar, operar, revisar serviço - verificação, abrir ocorrência - chamado técnico, organizar espaço da página digitada ou datilografada, interpretar orientações técnicas e administrativas, alocar recurso material e humano, administrar cronograma, comunicar necessidade de adequação no ambiente de trabalho, treinar equipe, evidenciar habilidade motora, demonstrar capacidade de memorização, arquivar documentação, administrar tempo, dimensionar recursos para execução do serviço, identificar-se no sistema - logar-se, participar da administração de pessoal - faltas, férias, promoções, admissões e demissões, conectar-se ao programa de entrada de dados, verificar estado de funcionamento do equipamento - sistema operante, compatibilidade da senha, padronizar instruções e procedimentos técnicos, dar suporte técnico ao cliente, receber dados - mensagens, seguir instruções técnicas, planejar trabalho, controlar reposição do estoque de materiais, relatar informações para próximo turno, revelar capacidade de concentração, transmitir dados - mensagens, manter sigilo, mapear erros, orientar equipe, identificar necessidade do cliente, armazenar dados - mensagens, analisar relatórios estatísticos de produtividade, ler relatório da mudança de turno, separar material e documentação, trabalhar em equipe, indicar alternativas para execução do trabalho, atentar para estado emocional do funcionário, conferir material e documentação - quantidade, legibilidade, estimar prazo, encaminhar cliente para outra área, contatar cliente para esclarecimento de dados, verificar prioridade e pendência, distribuir material de expediente, propor soluções ao cliente, tomar decisão, apontar pendência do material e da documentação, motivar equipe.