CBO 4121-20 - Supervisor de digitação e operação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de equipamentos de entrada e transmissão de dados
O profissional no cargo de Supervisor de digitação e operação CBO 4121-20 planeja e supervisiona os serviços de entrada e transmissão de dados, padronizando instruções e procedimentos técnicos, organizando a rotina dos serviços, verificando o cumprimento do cronograma e identificando as necessidades de clientes Encaminha requisições de recursos materiais e de manutenção de equipamentos.
Supervisiona a equipe de trabalho, avaliando seu desempenho, programando capacitação e participando da administração de pessoal Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4121-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de equipamentos de entrada e transmissão de dados que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de digitação e operação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de equipamentos de entrada e transmissão de dados CBO 4121-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4121-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de equipamentos de entrada e transmissão de dados.
- Escriturários.
O que faz um Supervisor de digitação e operação
O Supervisor de digitação e operação CBO 4121-20 fornece suporte à equipe de trabalho, padronizando instruções e procedimentos técnicos Organiza a rotina dos serviços, verificando estado de funcionamento dos equipamentos, distribuindo tarefas, orientando os serviços a serem executados, solucionando problemas de textos e dados ilegíveis e definindo prioridades.
Administra a execução dos serviços de entrada e de transmissão de dados, verificando o cumprimento do cronograma de trabalhos.
Faz revisões e determina o arquivamento de documentos Sugere melhorias nos processos de trabalho.
Identifica as necessidades de clientes internos e externos e comunica as demandas às equipes de trabalho Presta suporte técnico ao cliente, propondo alternativas para execução do serviço.
Pode negociar com o cliente externo, dimensionando recursos necessários, estimando prazo e apresentando orçamento do serviço.
Monitora a disponibilidade de recursos para execução dos serviços da equipe, encaminhando requisições de material e de apoio técnico para manutenção dos equipamentos Coordena equipe de trabalho, monitorando a execução dos serviços, mapeando erros e analisando relatórios estatísticos de produtividade.
Avalia desempenho da equipe e programa cursos de aperfeiçoamento e atualização profissional.
Participa da administração de pessoal, controlando faltas, férias, promoções, admissões e demissões Participa da gestão da segurança no trabalho Relata informações de um turno para o próximo.
Preenche planilha de produção Comunica, aos superiores, a necessidade de adequação no ambiente de trabalho .
Funções do cargo
O funcionário CBO 4121-20 deve realizar entrada e transmissão de dados, comunicar-se, supervisionar trabalho e equipe, organizar rotina de serviços de entrada de dados, negociar serviço com cliente, atender necessidades do cliente interno e externo, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de equipamentos de entrada e transmissão de dados trabalham em serviços de apoio administrativo nos mais variados ramos de atividade, em serviços de informática e de correio. São assalariados, com carteira assinada, exceto o digitador que pode trabalhar por conta-própria. Atuam de forma individual e em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado e em sistema de rodízio de turnos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4121-20
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de ensino médio e curso básico de profissionalização de até duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre com menos de um ano de experiência e no caso de supervisor, após dois anos.
Atividades exercidas por um Supervisor de digitação e operação CBO 4121-20
Um Supervisor de digitação e operação (ou sinônimo) deve identificar-se no sistema - logar-se, ler relatório da mudança de turno, verificar estado de funcionamento do equipamento - sistema operante, compatibilidade da senha, estimar prazo, armazenar dados - mensagens, revelar capacidade de concentração, manter sigilo, corrigir erro de digitação, analisar relatórios estatísticos de produtividade, organizar espaço da página digitada ou datilografada, contatar cliente para esclarecimento de dados, separar material e documentação, trabalhar em equipe, indicar alternativas para execução do trabalho, guardar material de expediente, acompanhar desenvolvimento do serviço da equipe - monitorar, operar, receber dados - mensagens, trabalhar com ética profissional, alocar recurso material e humano, administrar cronograma, conferir material e documentação - quantidade, legibilidade, distribuir tarefas, comunicar necessidade de adequação no ambiente de trabalho, atentar para estado emocional do funcionário, administrar tempo, tomar decisão, dar suporte técnico ao cliente, apresentar acuidade visual, dimensionar recursos para execução do serviço, verificar prioridade e pendência, revisar serviço - verificação, orientar equipe, preencher planilha de produção, abrir ocorrência - chamado técnico, controlar reposição do estoque de materiais, entrar dados por digitação e datilografia, encaminhar cliente para outra área, distribuir material de expediente, arquivar documentação, preservar integridade dos dados, planejar trabalho, conectar-se ao programa de entrada de dados, apontar pendência do material e da documentação, treinar equipe, interpretar orientações técnicas e administrativas, padronizar instruções e procedimentos técnicos, transmitir dados - mensagens, mapear erros, propor soluções ao cliente, motivar equipe, seguir instruções técnicas, identificar necessidade do cliente, participar da administração de pessoal - faltas, férias, promoções, admissões e demissões, evidenciar habilidade motora, demonstrar capacidade de memorização, relatar informações para próximo turno.