CBO 4122-05 - Contínuo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos contínuos
O profissional no cargo de Contínuo CBO 4122-05 executa diversas atividades de apoio em escritório, efetuando serviços de coleta, transporte e entrega de correspondência, documentos, objetos e valores, operando malotes de correspondências, auxiliando nos serviços de secretaria, realizando serviços gerais, transmitindo mensagens orais e escritas Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4122-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de contínuos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Contínuo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Contínuos CBO 4122-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4122-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Contínuos.
- Escriturários.
O que faz um Contínuo
O Contínuo CBO 4122-05 transporta documentos, objetos e valores, planejando itinerários para ida a agências de correios, a bancos, a cartórios, a órgãos públicos e a endereços de clientes Executa serviços de envio e recebimento de correspondências, documentos e objetos nas agências do correio.
Efetua serviços bancários, realizando pagamentos, fazendo depósitos e sacando dinheiro.
Realiza serviços em cartórios, reconhecendo firmas em documentos e autenticando cópias Retira documentos e agenda compromissos – como homologação de dispensa de empregados - em órgãos públicos.
Entrega brindes e efetua cobrança de valores junto a clientes externos Protocola documentos, correspondências e objetos, elaborando planilha para registrar entrada e saída e identificando responsável pela entrega ou retirada.
Prepara, entrega, coleta e abre malotes de correspondência.
Lista a saída e a entrada de documentos via malotes Comunica o recebimento de malotes abertos ou violados.
Informa departamentos sobre chegada dos malotes para serem retirados.
Auxilia nos serviços de secretaria, recepcionando visitantes, colaborando no arquivo de documentos, apoiando a montagem de processos, preenchendo formulários e contribuindo em outras atividades similares Executa serviços gerais, copiando e digitalizando documentos, distribuindo café e fazendo - sob demanda e orientação - solicitações de manutenções prediais, de máquinas e de equipamentos Transmite e anota mensagens orais e escritas, utilizando telefone fixo e celular, operando sistema de correio eletrônico e usando outros equipamentos de comunicação.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4122-05 deve transmitir mensagens orais e escrtitas, auxiliar secretaria, protocolar documentos e objetos - exceto malotes, transportar documentos, objetos e valores - exceto malotes, operar malotes de correspondência, demonstrar competências pessoais, executar serviços gerais.
Condições de trabalho dessas profissões
Contínuos os trabalhadores dessa família ocupacional podem ter vínculo formal . O ambiente de trabalho varia conforme a necessidade, podendo ser fechado, a céu aberto e em veículos. Trabalham com supervisão permanente em horários diurnos. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão. A maior parte é constituída por trabalhadores jovens. Também existem aposentados ou trabalhadores de idade mais avançada exercendo essa função.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4122-05
Para exercer essa ocupação exige-se escolaridade de quarta a sétima série do ensino fundamental, podendo o trabalhador fazer cursos profissionalizantes básicos de até duzentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Contínuo CBO 4122-05
Um Contínuo (ou sinônimo) deve realizar o correio interno, zelar pelo patrimônio, demonstrar polidez, efetuar depósito bancário, efetuar cobrança de valores junto a clientes externos, organizar agenda de trabalho, recepcionar visitantes e funcionários, demonstrar solidariedade, demonstrar paciência, preencher livro de protocolo, demonstrar iniciativa, conduzir visitantes aos departamentos da empresa, entregar documentos e objetos - exceto malotes, realizar compras, comunicar o recebimento de malotes abertos ou violados, arquivar documentos, zelar documentos e valores de terceiros, solicitar manutenção de máquinas e equipamentos, auxiliar no processo de prestação de contas do fundo fixo de despesa, demonstrar responsabilidade, buscar documentos e objetos, atender telefone, colocar áqua nos bebedouros, apresentar versatilidade, classificar documentos e objetos, coletar malotes, prestar conta de valores recebidos e pagos, reconhecer firmas em documentos, solicitar manutenção predial, retirar benefícios destinados aos empregados da empresa, franquiar cartas postais, listar a saída e entrada de documentos via malotes, demonstrar criatividade, anotar recados, entregar encomendas e brindes, anotar a identificação do funcionário que está recebendo o documento, correspondência ou encomenda, elaborar planilha de controle de recebimentos de objetos e documentos - exceto malotes, descontar cheques, operar equipamento de fax, entregar malotes, efetuar pagamentos, retirar correspondências e objetos nas agências dos correios, demonstrar discreção, controlar entrada e saída do malote em lista específica, informar departamentos sobre chegada dos malotes para serem retirados, marcar homologação de dispensa de empregados na drt, prestar serviços particulares aos funcionários, autenticar cópias de documentos, distribuir benefícios aos empregados da empresa, desenvolver orientação espacial, operar equipamentos fotocopiadores, postar correspondência e objetos nas agências do correio, preencher formulários, receber documentos e objetos - exceto malotes, aprimorar conhecimento, preparar malotes para entrega, expressar-se oralmente, cativar as pessoas, abrir malotes, distribuir café aos departamentos, cultivar ética profissional, planejar itinerários, utilizar e-mail, pesquisar documentos arquivados, utilizar telefone fixo e celular, retirar documentos em órgãos públicos e cartórios, identificar entrada e saída de documentos e objetos - exceto malotes, auxiliar na montagem de processos.