CBO 4122-05 - Contínuo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos contínuos
O profissional no cargo de Contínuo CBO 4122-05 executa diversas atividades de apoio em escritório, efetuando serviços de coleta, transporte e entrega de correspondência, documentos, objetos e valores, operando malotes de correspondências, auxiliando nos serviços de secretaria, realizando serviços gerais, transmitindo mensagens orais e escritas Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4122-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de contínuos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Contínuo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Contínuos CBO 4122-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4122-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Contínuos.
- Escriturários.
O que faz um Contínuo
O Contínuo CBO 4122-05 transporta documentos, objetos e valores, planejando itinerários para ida a agências de correios, a bancos, a cartórios, a órgãos públicos e a endereços de clientes Executa serviços de envio e recebimento de correspondências, documentos e objetos nas agências do correio.
Efetua serviços bancários, realizando pagamentos, fazendo depósitos e sacando dinheiro.
Realiza serviços em cartórios, reconhecendo firmas em documentos e autenticando cópias Retira documentos e agenda compromissos – como homologação de dispensa de empregados - em órgãos públicos.
Entrega brindes e efetua cobrança de valores junto a clientes externos Protocola documentos, correspondências e objetos, elaborando planilha para registrar entrada e saída e identificando responsável pela entrega ou retirada.
Prepara, entrega, coleta e abre malotes de correspondência.
Lista a saída e a entrada de documentos via malotes Comunica o recebimento de malotes abertos ou violados.
Informa departamentos sobre chegada dos malotes para serem retirados.
Auxilia nos serviços de secretaria, recepcionando visitantes, colaborando no arquivo de documentos, apoiando a montagem de processos, preenchendo formulários e contribuindo em outras atividades similares Executa serviços gerais, copiando e digitalizando documentos, distribuindo café e fazendo - sob demanda e orientação - solicitações de manutenções prediais, de máquinas e de equipamentos Transmite e anota mensagens orais e escritas, utilizando telefone fixo e celular, operando sistema de correio eletrônico e usando outros equipamentos de comunicação.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4122-05 deve transportar documentos, objetos e valores - exceto malotes, operar malotes de correspondência, auxiliar secretaria, executar serviços gerais, demonstrar competências pessoais, protocolar documentos e objetos - exceto malotes, transmitir mensagens orais e escrtitas.
Condições de trabalho dessas profissões
Contínuos os trabalhadores dessa família ocupacional podem ter vínculo formal . O ambiente de trabalho varia conforme a necessidade, podendo ser fechado, a céu aberto e em veículos. Trabalham com supervisão permanente em horários diurnos. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão. A maior parte é constituída por trabalhadores jovens. Também existem aposentados ou trabalhadores de idade mais avançada exercendo essa função.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4122-05
Para exercer essa ocupação exige-se escolaridade de quarta a sétima série do ensino fundamental, podendo o trabalhador fazer cursos profissionalizantes básicos de até duzentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Contínuo CBO 4122-05
Um Contínuo (ou sinônimo) deve realizar compras, realizar o correio interno, pesquisar documentos arquivados, classificar documentos e objetos, listar a saída e entrada de documentos via malotes, anotar a identificação do funcionário que está recebendo o documento, correspondência ou encomenda, distribuir café aos departamentos, anotar recados, abrir malotes, auxiliar no processo de prestação de contas do fundo fixo de despesa, utilizar telefone fixo e celular, operar equipamentos fotocopiadores, demonstrar criatividade, retirar benefícios destinados aos empregados da empresa, prestar conta de valores recebidos e pagos, demonstrar iniciativa, demonstrar polidez, preencher livro de protocolo, auxiliar na montagem de processos, demonstrar responsabilidade, apresentar versatilidade, expressar-se oralmente, reconhecer firmas em documentos, operar equipamento de fax, postar correspondência e objetos nas agências do correio, demonstrar solidariedade, desenvolver orientação espacial, informar departamentos sobre chegada dos malotes para serem retirados, entregar encomendas e brindes, preparar malotes para entrega, efetuar depósito bancário, descontar cheques, organizar agenda de trabalho, buscar documentos e objetos, entregar documentos e objetos - exceto malotes, cativar as pessoas, colocar áqua nos bebedouros, atender telefone, efetuar cobrança de valores junto a clientes externos, controlar entrada e saída do malote em lista específica, zelar documentos e valores de terceiros, cultivar ética profissional, zelar pelo patrimônio, retirar correspondências e objetos nas agências dos correios, prestar serviços particulares aos funcionários, demonstrar paciência, marcar homologação de dispensa de empregados na drt, conduzir visitantes aos departamentos da empresa, identificar entrada e saída de documentos e objetos - exceto malotes, solicitar manutenção predial, solicitar manutenção de máquinas e equipamentos, entregar malotes, utilizar e-mail, aprimorar conhecimento, efetuar pagamentos, preencher formulários, recepcionar visitantes e funcionários, comunicar o recebimento de malotes abertos ou violados, elaborar planilha de controle de recebimentos de objetos e documentos - exceto malotes, demonstrar discreção, autenticar cópias de documentos, coletar malotes, receber documentos e objetos - exceto malotes, distribuir benefícios aos empregados da empresa, arquivar documentos, retirar documentos em órgãos públicos e cartórios, planejar itinerários, franquiar cartas postais.