CBO 4122-05 - Contínuo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos contínuos
O profissional no cargo de Contínuo CBO 4122-05 executa diversas atividades de apoio em escritório, efetuando serviços de coleta, transporte e entrega de correspondência, documentos, objetos e valores, operando malotes de correspondências, auxiliando nos serviços de secretaria, realizando serviços gerais, transmitindo mensagens orais e escritas Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4122-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de contínuos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Contínuo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Contínuos CBO 4122-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4122-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Contínuos.
- Escriturários.
O que faz um Contínuo
O Contínuo CBO 4122-05 transporta documentos, objetos e valores, planejando itinerários para ida a agências de correios, a bancos, a cartórios, a órgãos públicos e a endereços de clientes Executa serviços de envio e recebimento de correspondências, documentos e objetos nas agências do correio.
Efetua serviços bancários, realizando pagamentos, fazendo depósitos e sacando dinheiro.
Realiza serviços em cartórios, reconhecendo firmas em documentos e autenticando cópias Retira documentos e agenda compromissos – como homologação de dispensa de empregados - em órgãos públicos.
Entrega brindes e efetua cobrança de valores junto a clientes externos Protocola documentos, correspondências e objetos, elaborando planilha para registrar entrada e saída e identificando responsável pela entrega ou retirada.
Prepara, entrega, coleta e abre malotes de correspondência.
Lista a saída e a entrada de documentos via malotes Comunica o recebimento de malotes abertos ou violados.
Informa departamentos sobre chegada dos malotes para serem retirados.
Auxilia nos serviços de secretaria, recepcionando visitantes, colaborando no arquivo de documentos, apoiando a montagem de processos, preenchendo formulários e contribuindo em outras atividades similares Executa serviços gerais, copiando e digitalizando documentos, distribuindo café e fazendo - sob demanda e orientação - solicitações de manutenções prediais, de máquinas e de equipamentos Transmite e anota mensagens orais e escritas, utilizando telefone fixo e celular, operando sistema de correio eletrônico e usando outros equipamentos de comunicação.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4122-05 deve demonstrar competências pessoais, transportar documentos, objetos e valores - exceto malotes, operar malotes de correspondência, protocolar documentos e objetos - exceto malotes, executar serviços gerais, transmitir mensagens orais e escrtitas, auxiliar secretaria.
Condições de trabalho dessas profissões
Contínuos os trabalhadores dessa família ocupacional podem ter vínculo formal . O ambiente de trabalho varia conforme a necessidade, podendo ser fechado, a céu aberto e em veículos. Trabalham com supervisão permanente em horários diurnos. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão. A maior parte é constituída por trabalhadores jovens. Também existem aposentados ou trabalhadores de idade mais avançada exercendo essa função.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4122-05
Para exercer essa ocupação exige-se escolaridade de quarta a sétima série do ensino fundamental, podendo o trabalhador fazer cursos profissionalizantes básicos de até duzentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Contínuo CBO 4122-05
Um Contínuo (ou sinônimo) deve demonstrar solidariedade, realizar o correio interno, demonstrar responsabilidade, efetuar depósito bancário, retirar correspondências e objetos nas agências dos correios, franquiar cartas postais, apresentar versatilidade, zelar documentos e valores de terceiros, arquivar documentos, abrir malotes, auxiliar na montagem de processos, recepcionar visitantes e funcionários, efetuar cobrança de valores junto a clientes externos, retirar documentos em órgãos públicos e cartórios, marcar homologação de dispensa de empregados na drt, zelar pelo patrimônio, expressar-se oralmente, preparar malotes para entrega, planejar itinerários, realizar compras, informar departamentos sobre chegada dos malotes para serem retirados, buscar documentos e objetos, prestar conta de valores recebidos e pagos, preencher livro de protocolo, identificar entrada e saída de documentos e objetos - exceto malotes, prestar serviços particulares aos funcionários, controlar entrada e saída do malote em lista específica, reconhecer firmas em documentos, coletar malotes, operar equipamento de fax, solicitar manutenção predial, auxiliar no processo de prestação de contas do fundo fixo de despesa, entregar documentos e objetos - exceto malotes, anotar recados, atender telefone, demonstrar discreção, utilizar e-mail, cultivar ética profissional, postar correspondência e objetos nas agências do correio, descontar cheques, organizar agenda de trabalho, anotar a identificação do funcionário que está recebendo o documento, correspondência ou encomenda, autenticar cópias de documentos, demonstrar criatividade, elaborar planilha de controle de recebimentos de objetos e documentos - exceto malotes, utilizar telefone fixo e celular, receber documentos e objetos - exceto malotes, colocar áqua nos bebedouros, solicitar manutenção de máquinas e equipamentos, operar equipamentos fotocopiadores, comunicar o recebimento de malotes abertos ou violados, demonstrar polidez, desenvolver orientação espacial, cativar as pessoas, listar a saída e entrada de documentos via malotes, efetuar pagamentos, aprimorar conhecimento, preencher formulários, classificar documentos e objetos, conduzir visitantes aos departamentos da empresa, demonstrar paciência, entregar malotes, retirar benefícios destinados aos empregados da empresa, entregar encomendas e brindes, demonstrar iniciativa, pesquisar documentos arquivados, distribuir benefícios aos empregados da empresa, distribuir café aos departamentos.