CBO 4131-05 - Analista de folha de pagamento - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos auxiliares de contabilidade
O profissional no cargo de Analista de folha de pagamento CBO 4131-05 executa rotinas do departamento de pessoal relativas à folha de pagamento, verificando legislação, normas e tabelas de imposto, identificando componentes de remuneração e efetuando cálculos legais, calculando a folha de pagamento, realizando conciliações bancárias, preenchendo guias de recolhimento, preparando informações relativas a folha de pagamento para inserção em sistema administrado pelo Governo Federal Elabora relatórios gerenciais e legais.
Cumpre legislação trabalhista e previdenciária, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4131-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliares de contabilidade que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Analista de folha de pagamento, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Auxiliares de contabilidade CBO 4131-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4131-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Auxiliares de contabilidade.
- Escriturários.
O que faz um Analista de folha de pagamento
O Analista de folha de pagamento CBO 4131-05 atua na preparação da folha de pagamento, analisando a tabela progressiva relativa à incidência mensal de imposto sobre a renda na fonte, verificando tabela de contribuição do INSS dos empregados, trabalhadores avulsos e aposentados, identificando funcionalidades, regras e característica técnicas do sistema do governo federal, que agrega informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, entre outras Identifica componentes de remuneração e efetua cálculos legais inerentes à área de recursos humanos, como aviso prévio, férias, décimo terceiro salário, saldo de salário, salário-base, comissões, descanso semanal remunerado, insalubridade, periculosidade, horas extras, adicional noturno, benefícios sociais, seguro-desemprego, FGTS e homologações de rescisão contratual.
Auxilia na apuração de impostos.
Calcula a folha de pagamento, conferindo as informações Realiza conciliações bancárias dos lançamentos de crédito em conta dos empregados.
Preenche guias de recolhimento Prepara informações, relativas à folha de pagamento, para inserção no banco de dados único de sistema administrado pelo Governo Federal.
Organiza pastas e documentos, mediante sua classificação contábil.
Elabora relatórios gerenciais e legais Utiliza sistemas informatizados e aplicativos em processos de geração de documentos e relatórios.
Auxilia na recepção de pessoas da área trabalhista, que atuam em fiscalização.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4131-05 deve demonstrar competências pessoais, executar rotinas de faturamento, preparar documentações.
Condições de trabalho dessas profissões
Auxiliares de contabilidade exercem suas funções em atividades empresariais como empregados formais. Trabalham com supervisão permanente em ambientes fechados e em horário diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4131-05
Embora não exista exigência legal, requer-se escolaridade de nível médio, preferencialmente com curso técnico ou superior incompleto. Não há exigência de experiência anterior.
Atividades exercidas por um Analista de folha de pagamento CBO 4131-05
Um Analista de folha de pagamento (ou sinônimo) deve utilizar e-mail e intranet, manter-se dinâmico, demonstrar habilidade em cálculos, demonstrar empatia, demonstrar capacidade de participação, consultar normas e procedimentos internos, atualizar cadastro de clientes, cultivar a ética, desenvolver raciocínio lógico, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de crítica, demonstrar iniciativa, demonstrar conhecimentos técnicos específicos, acompanhar legislação trabalhista, utilizar telefone e fax, elaborar declaração de imposto de renda sobre pessoa física - dirf, buscar auto desenvolvimento, expressar-se de forma oral e escrita, utilizar recursos de informática.