CBO 4131-15 - Auxiliar de faturamento - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos auxiliares de contabilidade
O profissional no cargo de Auxiliar de faturamento CBO 4131-15 executa atividades de rotina de faturamento, acompanhando liberação de pedidos para faturamento, emitindo notas fiscais, faturas e duplicatas, fazendo lançamentos financeiros, auxiliando no controle de receitas, contas contábeis e custos, organizando pastas físicas e eletrônicas de documentos, apoiando a elaboração de relatórios gerenciais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4131-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliares de contabilidade que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de faturamento, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Auxiliares de contabilidade CBO 4131-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4131-15
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Auxiliares de contabilidade.
- Escriturários.
O que faz um Auxiliar de faturamento
O Auxiliar de faturamento CBO 4131-15 cadastra informações de compradores, acompanhando seus pedidos de compra Verifica a liberação de pedidos para faturamento.
Emite notas fiscais, faturas e duplicatas, lançando imposto nas transações comerciais.
Presta apoio às áreas comercial e de cobrança, contatando clientes cadastrados para proposta de parcelamentos de débitos e outras negociações, respeitando alçadas superiores Faz lançamentos financeiros, de contas a pagar e receber e de ordens de pagamento.
Efetua lançamentos nas contas de estoque Auxilia no controle de receitas, contas contábeis e custos, conferindo as informações.
Elabora fluxos de caixa simples, planilhas de custos e provisões.
Concilia contas contábeis e depósitos bancários Organiza pastas físicas e eletrônicas de documentos relativos à rotina de contas a pagar e a receber.
Controla entrada e saída e arquiva documentos.
Mantém e atualiza cadastros de clientes e de fornecedores Pode fornecer informações para a elaboração do planejamento tributário, de orçamentos e do balanço patrimonial Auxilia na elaboração de relatórios gerenciais para tomada de decisão, utilizando sistemas informatizados.
Reúne dados e documentos para atendimento a fiscalizações e auditorias.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4131-15 deve demonstrar competências pessoais, executar rotinas de faturamento, organizar documentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Auxiliares de contabilidade exercem suas funções em atividades empresariais como empregados formais. Trabalham com supervisão permanente em ambientes fechados e em horário diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4131-15
Embora não exista exigência legal, requer-se escolaridade de nível médio, preferencialmente com curso técnico ou superior incompleto. Não há exigência de experiência anterior.
Atividades exercidas por um Auxiliar de faturamento CBO 4131-15
Um Auxiliar de faturamento (ou sinônimo) deve reunir dados e documentos para atender fiscalizações e auditorias, enviar documentos para arquivo morto, emitir faturas e duplicatas, buscar auto desenvolvimento, efetuar lançamentos nas contas de estoque, cultivar a ética, utilizar e-mail e intranet, demonstrar empatia, utilizar recursos de informática, utilizar telefone e fax, lançar imposto nas transações comerciais, requisitar documentos junto ao arquivo, demonstrar iniciativa, consultar normas e procedimentos internos, demonstrar habilidade em cálculos, expressar-se de forma oral e escrita, acompanhar legislação trabalhista, desenvolver raciocínio lógico, trabalhar em equipe, controlar entrada e saída de documentos no arquivo, emitir conhecimento de frete, demonstrar capacidade de participação, demonstrar capacidade de crítica, relacionar documentos, emitir nota fiscal, arquivar documentos, demonstrar conhecimentos técnicos específicos, manter-se dinâmico.