CBO 4132-05 - Atendente de agência - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos escriturários de serviços bancários
O profissional no cargo de Atendente de agência CBO 4132-05 presta atendimento a clientes e usuários de serviços bancários, identificando suas necessidades, oferecendo produtos e serviços, abrindo contas, emitindo documentos e providenciando aplicações e resgates financeiros Apoia as atividades da agência bancária, administrando fluxo de malotes, analisando dados cadastrais de clientes e executando atividades de cobrança.
Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4132-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de escriturários de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de agência, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Escriturários de serviços bancários CBO 4132-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários de serviços bancários.
- Escriturários.
O que faz um Atendente de agência
O Atendente de agência CBO 4132-05 atende clientes e usuários, identificando suas necessidades, sugerindo autoatendimento e oferecendo produtos e serviços Cadastra clientes, confere assinaturas e avalia documentação para abertura de conta.
Abre conta corrente e conta poupança, providenciando cartões de débito e crédito.
Cadastra e libera ordem de pagamento Providencia aplicações e resgates financeiros.
Emite extratos bancários, demonstrativos financeiros, cheques administrativos, carta de idoneidade financeira e carta de anuência Susta cheques e encerra contas.
Apoia as atividades das agências bancárias, executando cobranças, liquidando contratos e calculando juros, multas, descontos e abatimentos.
Confere relatórios de serviços Analisa dados cadastrais de clientes, podendo consultar serviços de proteção ao crédito para levantar informações complementares.
Administra fluxo de malotes, averiguando roteiro e quantidade recebida, protocolando e distribuindo os documentos para as áreas destinatárias.
Lacra e expede malotes Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos, atualizando os cadastros em arquivo Estabelece comunicação com os usuários e clientes, prestando informações e orientações sobre os serviços bancários e acessando sistemas eletrônicos para troca de informações.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4132-05 deve controlar arquivos, fornecer documentos ao cliente, administrar fluxo de malotes, demonstrar competências pessoais, compensar documentos, atender usuários, realizar operações de caixa, executar atividades de cobrança, comunicar-se, apoiar agências e demais setores do banco.
Condições de trabalho dessas profissões
Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4132-05
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.
Atividades exercidas por um Atendente de agência CBO 4132-05
Um Atendente de agência (ou sinônimo) deve emitir ordem de pagamento, evidenciar atenção, expedir malotes, encerrar contas, desbloquear talões de cheques, orientar usuários, demonstrar raciocínio lógico, solicitar cartão magnético, ler mural, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, imprimir relatórios, atualizar-se profissionalmente, agir com discrição, emitir carta de idoneidade financeira, fornecer extratos de contas, providenciar aplicações e resgates financeiros, providenciar cópia de documentos do cliente, exigir documentação para abertura de conta, calcular juros, multas, descontos e abatimentos, executar instruções de clientes referentes a seus títulos em cobrança, receber malotes, liberar ordem de pagamento, demonstrar senso de organização, comunicar-se, distribuir documentos para áreas específicas, oferecer produtos e serviços, demonstrar versatilidade, classificar documentos, sugerir auto-atendimento, enviar documento de operação de crédito - doc, identificar necessidades do usuário, fornecer quitação de financiamentos, encaminhar documentos expurgados para almoxarifado, consultar spc e serasa, habilitar cartão magnético, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações, abrir conta poupança, examinar documentos, digitalizar assinaturas de clientes, sustar cheques, ordenar documentos, distinguir conteúdo do malote, expurgar documentos do arquivo, preparar cheques administrativos, protocolar recebimento de malotes, montar dossiê de clientes, pesquisar documentos no dossiê do cliente, descrever benefícios do produto, atualizar documentos em arquivo, demonstrar dinamismo, averiguar roteiro e quantidade de malotes recebidos, trabalhar com ética, emitir carta de anuência, verificar número do lacre, entregar cheques devolvidos, liquidar contratos, providenciar regularização no ccf - cadastro de cheques sem fundos, demonstrar dedicação, conferir assinaturas, entregar talões de cheques e cartão magnético, contratar produtos e serviços, organizar usuários em filas, contatar clientes, cadastrar clientes, lacrar malote, cadastrar ordem de pagamento, trabalhar em equipe, criar pastas, ler jornal interno, endossar cheques, conferir relatórios de serviços, fornecer cópias de títulos e cheques.