CBO 4132-05 - Atendente de agência - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos escriturários de serviços bancários
O profissional no cargo de Atendente de agência CBO 4132-05 presta atendimento a clientes e usuários de serviços bancários, identificando suas necessidades, oferecendo produtos e serviços, abrindo contas, emitindo documentos e providenciando aplicações e resgates financeiros Apoia as atividades da agência bancária, administrando fluxo de malotes, analisando dados cadastrais de clientes e executando atividades de cobrança.
Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4132-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de escriturários de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de agência, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Escriturários de serviços bancários CBO 4132-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários de serviços bancários.
- Escriturários.
O que faz um Atendente de agência
O Atendente de agência CBO 4132-05 atende clientes e usuários, identificando suas necessidades, sugerindo autoatendimento e oferecendo produtos e serviços Cadastra clientes, confere assinaturas e avalia documentação para abertura de conta.
Abre conta corrente e conta poupança, providenciando cartões de débito e crédito.
Cadastra e libera ordem de pagamento Providencia aplicações e resgates financeiros.
Emite extratos bancários, demonstrativos financeiros, cheques administrativos, carta de idoneidade financeira e carta de anuência Susta cheques e encerra contas.
Apoia as atividades das agências bancárias, executando cobranças, liquidando contratos e calculando juros, multas, descontos e abatimentos.
Confere relatórios de serviços Analisa dados cadastrais de clientes, podendo consultar serviços de proteção ao crédito para levantar informações complementares.
Administra fluxo de malotes, averiguando roteiro e quantidade recebida, protocolando e distribuindo os documentos para as áreas destinatárias.
Lacra e expede malotes Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos, atualizando os cadastros em arquivo Estabelece comunicação com os usuários e clientes, prestando informações e orientações sobre os serviços bancários e acessando sistemas eletrônicos para troca de informações.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4132-05 deve administrar fluxo de malotes, atender usuários, controlar arquivos, demonstrar competências pessoais, executar atividades de cobrança, comunicar-se, realizar operações de caixa, compensar documentos, apoiar agências e demais setores do banco, fornecer documentos ao cliente.
Condições de trabalho dessas profissões
Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4132-05
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.
Atividades exercidas por um Atendente de agência CBO 4132-05
Um Atendente de agência (ou sinônimo) deve consultar spc e serasa, exigir documentação para abertura de conta, cadastrar ordem de pagamento, trabalhar com ética, ler jornal interno, verificar número do lacre, atualizar documentos em arquivo, entregar cheques devolvidos, sustar cheques, pesquisar documentos no dossiê do cliente, liquidar contratos, providenciar regularização no ccf - cadastro de cheques sem fundos, evidenciar atenção, calcular juros, multas, descontos e abatimentos, sugerir auto-atendimento, digitalizar assinaturas de clientes, habilitar cartão magnético, demonstrar versatilidade, demonstrar senso de organização, lacrar malote, orientar usuários, classificar documentos, demonstrar raciocínio lógico, conferir relatórios de serviços, expurgar documentos do arquivo, demonstrar dedicação, distinguir conteúdo do malote, fornecer cópias de títulos e cheques, fornecer quitação de financiamentos, oferecer produtos e serviços, descrever benefícios do produto, averiguar roteiro e quantidade de malotes recebidos, emitir ordem de pagamento, demonstrar dinamismo, expedir malotes, atualizar-se profissionalmente, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, emitir carta de idoneidade financeira, abrir conta poupança, fornecer extratos de contas, providenciar aplicações e resgates financeiros, ordenar documentos, montar dossiê de clientes, receber malotes, imprimir relatórios, cadastrar clientes, encaminhar documentos expurgados para almoxarifado, trabalhar em equipe, solicitar cartão magnético, emitir carta de anuência, distribuir documentos para áreas específicas, endossar cheques, providenciar cópia de documentos do cliente, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações, protocolar recebimento de malotes, agir com discrição, ler mural, desbloquear talões de cheques, organizar usuários em filas, executar instruções de clientes referentes a seus títulos em cobrança, conferir assinaturas, contratar produtos e serviços, identificar necessidades do usuário, encerrar contas, enviar documento de operação de crédito - doc, entregar talões de cheques e cartão magnético, liberar ordem de pagamento, preparar cheques administrativos, contatar clientes, comunicar-se, examinar documentos, criar pastas.