CBO 4132-05 - Atendente de agência - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos escriturários de serviços bancários
O profissional no cargo de Atendente de agência CBO 4132-05 presta atendimento a clientes e usuários de serviços bancários, identificando suas necessidades, oferecendo produtos e serviços, abrindo contas, emitindo documentos e providenciando aplicações e resgates financeiros Apoia as atividades da agência bancária, administrando fluxo de malotes, analisando dados cadastrais de clientes e executando atividades de cobrança.
Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4132-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de escriturários de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de agência, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Escriturários de serviços bancários CBO 4132-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários de serviços bancários.
- Escriturários.
O que faz um Atendente de agência
O Atendente de agência CBO 4132-05 atende clientes e usuários, identificando suas necessidades, sugerindo autoatendimento e oferecendo produtos e serviços Cadastra clientes, confere assinaturas e avalia documentação para abertura de conta.
Abre conta corrente e conta poupança, providenciando cartões de débito e crédito.
Cadastra e libera ordem de pagamento Providencia aplicações e resgates financeiros.
Emite extratos bancários, demonstrativos financeiros, cheques administrativos, carta de idoneidade financeira e carta de anuência Susta cheques e encerra contas.
Apoia as atividades das agências bancárias, executando cobranças, liquidando contratos e calculando juros, multas, descontos e abatimentos.
Confere relatórios de serviços Analisa dados cadastrais de clientes, podendo consultar serviços de proteção ao crédito para levantar informações complementares.
Administra fluxo de malotes, averiguando roteiro e quantidade recebida, protocolando e distribuindo os documentos para as áreas destinatárias.
Lacra e expede malotes Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos, atualizando os cadastros em arquivo Estabelece comunicação com os usuários e clientes, prestando informações e orientações sobre os serviços bancários e acessando sistemas eletrônicos para troca de informações.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4132-05 deve fornecer documentos ao cliente, atender usuários, executar atividades de cobrança, comunicar-se, realizar operações de caixa, demonstrar competências pessoais, controlar arquivos, compensar documentos, apoiar agências e demais setores do banco, administrar fluxo de malotes.
Condições de trabalho dessas profissões
Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4132-05
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.
Atividades exercidas por um Atendente de agência CBO 4132-05
Um Atendente de agência (ou sinônimo) deve trabalhar em equipe, fornecer quitação de financiamentos, ordenar documentos, trabalhar com ética, verificar número do lacre, providenciar regularização no ccf - cadastro de cheques sem fundos, distinguir conteúdo do malote, contatar clientes, endossar cheques, abrir conta poupança, cadastrar clientes, imprimir relatórios, calcular juros, multas, descontos e abatimentos, encerrar contas, enviar documento de operação de crédito - doc, criar pastas, expedir malotes, preparar cheques administrativos, protocolar recebimento de malotes, montar dossiê de clientes, habilitar cartão magnético, entregar cheques devolvidos, descrever benefícios do produto, providenciar cópia de documentos do cliente, oferecer produtos e serviços, exigir documentação para abertura de conta, lacrar malote, contratar produtos e serviços, orientar usuários, sustar cheques, ler mural, providenciar aplicações e resgates financeiros, encaminhar documentos expurgados para almoxarifado, solicitar cartão magnético, fornecer extratos de contas, demonstrar versatilidade, fornecer cópias de títulos e cheques, conferir relatórios de serviços, entregar talões de cheques e cartão magnético, demonstrar senso de organização, conferir assinaturas, liberar ordem de pagamento, emitir carta de anuência, pesquisar documentos no dossiê do cliente, liquidar contratos, organizar usuários em filas, classificar documentos, ler jornal interno, atualizar documentos em arquivo, digitalizar assinaturas de clientes, receber malotes, emitir carta de idoneidade financeira, examinar documentos, agir com discrição, executar instruções de clientes referentes a seus títulos em cobrança, evidenciar atenção, cadastrar ordem de pagamento, distribuir documentos para áreas específicas, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar raciocínio lógico, consultar spc e serasa, demonstrar dedicação, emitir ordem de pagamento, atualizar-se profissionalmente, expurgar documentos do arquivo, identificar necessidades do usuário, averiguar roteiro e quantidade de malotes recebidos, comunicar-se, desbloquear talões de cheques, demonstrar dinamismo, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações, sugerir auto-atendimento.