CBO 4132-05 - Atendente de agência - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos escriturários de serviços bancários
O profissional no cargo de Atendente de agência CBO 4132-05 presta atendimento a clientes e usuários de serviços bancários, identificando suas necessidades, oferecendo produtos e serviços, abrindo contas, emitindo documentos e providenciando aplicações e resgates financeiros Apoia as atividades da agência bancária, administrando fluxo de malotes, analisando dados cadastrais de clientes e executando atividades de cobrança.
Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4132-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de escriturários de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de agência, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Escriturários de serviços bancários CBO 4132-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários de serviços bancários.
- Escriturários.
O que faz um Atendente de agência
O Atendente de agência CBO 4132-05 atende clientes e usuários, identificando suas necessidades, sugerindo autoatendimento e oferecendo produtos e serviços Cadastra clientes, confere assinaturas e avalia documentação para abertura de conta.
Abre conta corrente e conta poupança, providenciando cartões de débito e crédito.
Cadastra e libera ordem de pagamento Providencia aplicações e resgates financeiros.
Emite extratos bancários, demonstrativos financeiros, cheques administrativos, carta de idoneidade financeira e carta de anuência Susta cheques e encerra contas.
Apoia as atividades das agências bancárias, executando cobranças, liquidando contratos e calculando juros, multas, descontos e abatimentos.
Confere relatórios de serviços Analisa dados cadastrais de clientes, podendo consultar serviços de proteção ao crédito para levantar informações complementares.
Administra fluxo de malotes, averiguando roteiro e quantidade recebida, protocolando e distribuindo os documentos para as áreas destinatárias.
Lacra e expede malotes Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos, atualizando os cadastros em arquivo Estabelece comunicação com os usuários e clientes, prestando informações e orientações sobre os serviços bancários e acessando sistemas eletrônicos para troca de informações.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4132-05 deve compensar documentos, apoiar agências e demais setores do banco, controlar arquivos, realizar operações de caixa, executar atividades de cobrança, demonstrar competências pessoais, fornecer documentos ao cliente, atender usuários, comunicar-se, administrar fluxo de malotes.
Condições de trabalho dessas profissões
Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4132-05
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.
Atividades exercidas por um Atendente de agência CBO 4132-05
Um Atendente de agência (ou sinônimo) deve expurgar documentos do arquivo, averiguar roteiro e quantidade de malotes recebidos, liquidar contratos, calcular juros, multas, descontos e abatimentos, ler jornal interno, habilitar cartão magnético, entregar talões de cheques e cartão magnético, consultar spc e serasa, conferir assinaturas, oferecer produtos e serviços, conferir relatórios de serviços, exigir documentação para abertura de conta, demonstrar senso de organização, atualizar documentos em arquivo, sugerir auto-atendimento, encaminhar documentos expurgados para almoxarifado, verificar número do lacre, demonstrar versatilidade, examinar documentos, emitir ordem de pagamento, enviar documento de operação de crédito - doc, contratar produtos e serviços, demonstrar dedicação, orientar usuários, fornecer cópias de títulos e cheques, demonstrar dinamismo, cadastrar ordem de pagamento, agir com discrição, distinguir conteúdo do malote, organizar usuários em filas, providenciar regularização no ccf - cadastro de cheques sem fundos, atualizar-se profissionalmente, liberar ordem de pagamento, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, trabalhar com ética, executar instruções de clientes referentes a seus títulos em cobrança, solicitar cartão magnético, ordenar documentos, preparar cheques administrativos, ler mural, lacrar malote, providenciar aplicações e resgates financeiros, sustar cheques, descrever benefícios do produto, expedir malotes, endossar cheques, fornecer extratos de contas, imprimir relatórios, encerrar contas, providenciar cópia de documentos do cliente, digitalizar assinaturas de clientes, entregar cheques devolvidos, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações, pesquisar documentos no dossiê do cliente, distribuir documentos para áreas específicas, fornecer quitação de financiamentos, desbloquear talões de cheques, trabalhar em equipe, contatar clientes, cadastrar clientes, demonstrar raciocínio lógico, evidenciar atenção, emitir carta de anuência, protocolar recebimento de malotes, classificar documentos, comunicar-se, abrir conta poupança, identificar necessidades do usuário, emitir carta de idoneidade financeira, criar pastas, receber malotes, montar dossiê de clientes.