CBO 4132-10 - Caixa de banco - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos escriturários de serviços bancários
O profissional no cargo de Caixa de banco CBO 4132-10 realiza operações de caixa, prestando atendimento a clientes e usuários para efetivação de pagamentos e recebimentos de títulos, realização de depósitos, concretização de aplicações e resgates financeiros e execução de outros serviços bancários similares Controla fluxo de numerário.
Apoia as atividades da agência bancária, recebendo malotes e organizando, classificando e arquivando documentos Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4132-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de escriturários de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Caixa de banco, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Escriturários de serviços bancários CBO 4132-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários de serviços bancários.
- Escriturários.
O que faz um Caixa de banco
O Caixa de banco CBO 4132-10 realiza operações de caixa, prestando atendimento a clientes e usuários para pagamentos e recebimentos de títulos, tributos e documentos de arrecadação Operacionaliza depósitos e transferências eletrônicas.
Providencia aplicações e resgates financeiros.
Prepara cheques administrativos Fornece documentos ao cliente, emitindo extratos de conta, providenciando demonstrativos financeiros e entregando cartão magnético e talão de cheque.
Calcula juros, multas, descontos e abatimentos Confere assinaturas, autenticidade de cédulas, cheques e outros documentos.
Controla fluxo de numerário.
Remete numerário à tesouraria Recebe malotes, protocolando o recebimento, separando documentos destinados ao caixa e distribuindo os demais para os destinatários.
Prepara, lacra e expede malotes.
Organiza, classifica e arquiva documentos, criando pastas físicas e eletrônicas e atualizando documentação em arquivo Estabelece comunicação com os clientes e os usuários, identificando suas necessidades, sugerindo e orientando autoatendimento e informando sobre particularidades dos pagamentos e recebimentos Pode acessar sistemas eletrônicos para troca de informações.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4132-10 deve atender usuários, demonstrar competências pessoais, apoiar agências e demais setores do banco, realizar operações de caixa, administrar fluxo de malotes, compensar documentos, comunicar-se, fornecer documentos ao cliente, controlar arquivos.
Condições de trabalho dessas profissões
Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4132-10
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.
Atividades exercidas por um Caixa de banco CBO 4132-10
Um Caixa de banco (ou sinônimo) deve solicitar cartão magnético, acolher valores em depósito, evidenciar atenção, identificar necessidades do usuário, orientar usuários, contratar produtos e serviços, organizar usuários em filas, liberar ordem de pagamento, descrever benefícios do produto, distinguir conteúdo do malote, recolher depósitos e pagamentos do caixa expresso, ordenar documentos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, atualizar documentos em arquivo, enviar documento de operação de crédito - doc, realizar transferências, verificar número do lacre, pagar benefícios, debitar valores em conta, atualizar-se profissionalmente, distribuir documentos para áreas específicas, controlar fluxo de numerário, criar pastas, ler mural, separar documentos - cheques e títulos, fechar caixa, conferir assinaturas, calcular juros, multas, descontos e abatimentos, imprimir relatórios, demonstrar dinamismo, demonstrar raciocínio lógico, trabalhar com ética, pesquisar documentos no dossiê do cliente, demonstrar versatilidade, agir com discrição, receber fichas de compensação, carnês e assemelhados, abrir caixa, preparar cheques administrativos, sustar cheques, enviar cheques para retaguarda, pagar ordem de pagamento, entregar cheques devolvidos, ler jornal interno, demonstrar dedicação, conferir numerário, examinar documentos, desbloquear talões de cheques, comunicar-se, demonstrar senso de organização, habilitar cartão magnético, lacrar malote, trabalhar em equipe, cadastrar ordem de pagamento, oferecer produtos e serviços, classificar documentos, pagar cheques, montar dossiê de clientes, expurgar documentos do arquivo, providenciar cópia de documentos do cliente, pagar restituição de imposto de renda, conferir autenticidade de cédulas, cheques e outros documentos, pagar saques com cartão eletrônico, protocolar recebimento de malotes, expedir malotes, encaminhar documentos expurgados para almoxarifado, receber tributos, providenciar aplicações e resgates financeiros, entregar talões de cheques e cartão magnético, consultar spc e serasa, endossar cheques, receber malotes, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações, fornecer extratos de contas, sugerir auto-atendimento.