CBO 4132-10 - Caixa de banco - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos escriturários de serviços bancários
O profissional no cargo de Caixa de banco CBO 4132-10 realiza operações de caixa, prestando atendimento a clientes e usuários para efetivação de pagamentos e recebimentos de títulos, realização de depósitos, concretização de aplicações e resgates financeiros e execução de outros serviços bancários similares Controla fluxo de numerário.
Apoia as atividades da agência bancária, recebendo malotes e organizando, classificando e arquivando documentos Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4132-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de escriturários de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Caixa de banco, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Escriturários de serviços bancários CBO 4132-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários de serviços bancários.
- Escriturários.
O que faz um Caixa de banco
O Caixa de banco CBO 4132-10 realiza operações de caixa, prestando atendimento a clientes e usuários para pagamentos e recebimentos de títulos, tributos e documentos de arrecadação Operacionaliza depósitos e transferências eletrônicas.
Providencia aplicações e resgates financeiros.
Prepara cheques administrativos Fornece documentos ao cliente, emitindo extratos de conta, providenciando demonstrativos financeiros e entregando cartão magnético e talão de cheque.
Calcula juros, multas, descontos e abatimentos Confere assinaturas, autenticidade de cédulas, cheques e outros documentos.
Controla fluxo de numerário.
Remete numerário à tesouraria Recebe malotes, protocolando o recebimento, separando documentos destinados ao caixa e distribuindo os demais para os destinatários.
Prepara, lacra e expede malotes.
Organiza, classifica e arquiva documentos, criando pastas físicas e eletrônicas e atualizando documentação em arquivo Estabelece comunicação com os clientes e os usuários, identificando suas necessidades, sugerindo e orientando autoatendimento e informando sobre particularidades dos pagamentos e recebimentos Pode acessar sistemas eletrônicos para troca de informações.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4132-10 deve demonstrar competências pessoais, atender usuários, apoiar agências e demais setores do banco, realizar operações de caixa, compensar documentos, comunicar-se, controlar arquivos, administrar fluxo de malotes, fornecer documentos ao cliente.
Condições de trabalho dessas profissões
Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4132-10
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.
Atividades exercidas por um Caixa de banco CBO 4132-10
Um Caixa de banco (ou sinônimo) deve evidenciar atenção, classificar documentos, oferecer produtos e serviços, organizar usuários em filas, distribuir documentos para áreas específicas, encaminhar documentos expurgados para almoxarifado, demonstrar senso de organização, entregar cheques devolvidos, sustar cheques, descrever benefícios do produto, demonstrar versatilidade, imprimir relatórios, receber tributos, demonstrar dinamismo, atualizar documentos em arquivo, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações, pagar restituição de imposto de renda, protocolar recebimento de malotes, liberar ordem de pagamento, consultar spc e serasa, providenciar cópia de documentos do cliente, demonstrar dedicação, pesquisar documentos no dossiê do cliente, enviar cheques para retaguarda, fornecer extratos de contas, fechar caixa, realizar transferências, ordenar documentos, pagar cheques, identificar necessidades do usuário, preparar cheques administrativos, agir com discrição, pagar saques com cartão eletrônico, debitar valores em conta, montar dossiê de clientes, desbloquear talões de cheques, receber fichas de compensação, carnês e assemelhados, habilitar cartão magnético, conferir assinaturas, ler mural, receber malotes, expurgar documentos do arquivo, endossar cheques, atualizar-se profissionalmente, lacrar malote, enviar documento de operação de crédito - doc, providenciar aplicações e resgates financeiros, acolher valores em depósito, recolher depósitos e pagamentos do caixa expresso, solicitar cartão magnético, cadastrar ordem de pagamento, ler jornal interno, sugerir auto-atendimento, examinar documentos, trabalhar em equipe, pagar ordem de pagamento, comunicar-se, expedir malotes, distinguir conteúdo do malote, abrir caixa, trabalhar com ética, conferir numerário, contratar produtos e serviços, criar pastas, controlar fluxo de numerário, verificar número do lacre, conferir autenticidade de cédulas, cheques e outros documentos, orientar usuários, entregar talões de cheques e cartão magnético, separar documentos - cheques e títulos, pagar benefícios, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar raciocínio lógico, calcular juros, multas, descontos e abatimentos.